Categories: Destaques

Pesquisa: mais de 60% das empresas recebem notas fiscais com algum tipo de erro

Visando entender os principais problemas enfrentados pelas empresas brasileiras no que tange o recebimento e gestão de documentos e documentos fiscais, a Arquivei, que possui uma plataforma que armazena, organiza e consulta NFe, realizou uma pesquisa com mais de 600 empresas, de diversos tamanhos e segmentos. O objetivo era entender sobre uma das principais reclamações do setor fiscal: os erros tributários em notas fiscais de entrada.

A pesquisa revela que 63,3% das empresas recebem notas fiscais de entrada com algum tipo de erro, o que pode causar problemas Contábeis e Fiscais que podem ser evitadas. Por isso, ter um departamento contábil, fiscal e tributário organizado é essencial para conferir corretamente os códigos e cálculos tributários de notas fiscais, já que somente 36,7% das empresas alegam receber 100% das notas sem nenhum tipo de inconsistência em seus dados.

Além disso, existe a frequência com que essas notas chegam erradas para as empresas. 14,8% das empresas dizem ter problemas diariamente com esse tipo de problema, enquanto 33,5%afirmaram tê-los uma vez por semana, 40,9% uma vez ao mês e 10,8% pelo menos uma vez por trimestre.

As empresas devem ficar atentas com esse tipo de inconsistência nos dados de suas notas fiscais de entrada, uma vez que o problema pode ser considerado como “nota fria”, gerando uma desorganização no setor fiscal e, consequentemente problemas junto ao fisco.

“Estes dados demonstram que esse tipo de problema ainda gera muita dor de cabeça para todo tipo e tamanho de empresas. Infelizmente nem todos os departamentos fiscais das empresas conseguem fazer uma gestão eficaz de seus documentos e dados fiscais e, por conta disso, algumas implicações e multas podem decorrer”, pontua Christian de Cico, CEO da Arquivei.

Criada em 2014, em São Carlos, interior de São Paulo, a Arquivei, atualmente, lida com mais de 12 milhões de notas fiscais que são adicionadas mensalmente na plataforma, o que representa mais de 75 mil notas por hora, em horário comercial. A Arquivei armazena mais de 97 milhões de notas fiscais em sua plataforma, processando mais de 6% de todas as notas fiscais emitida por mês no país e conta com clientes como Riachuelo, Batavo, KraftHeinz, Grupo Boticário, Epson, entre outros.

Sobre a Arquivei

A Arquivei é uma empresa que fornece plataforma de armazenamento, organização e consulta de informações de notas fiscais. Criada em 2014, surgiu para suprir uma dificuldade das empresas na gestão mais eficiente de seus dados fiscais. Com sede em São Carlos, interior paulista, a startup também oferece um banco de dados de fácil acesso para todas as áreas da companhia.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Consulta ao PIS/Pasep 2025 liberada HOJE. Veja onde conferir!

A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…

32 minutos ago

5 Alternativas de Empréstimos Sem Comprovação de Renda e Análise de Crédito

Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…

1 hora ago

Corinthians Propõe Plano de Pagamento de Dívidas e Busca Estabilidade Financeira e Fiscal

O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…

1 hora ago

MEI 2025: entenda o limite de faturamento para não ser excluído

Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…

2 horas ago

Alerta: Benefício do INSS pode ser Suspenso por falta de Saque, Entenda!

Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…

2 horas ago

Dirbi: 45 Novos Benefícios Fiscais na Mira da Receita Federal

A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…

2 horas ago