De acordo com levantamento do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) sobre desemprego no Brasil, cerca de 4 milhões de mulheres ficaram desempregadas entre o primeiro e o segundo trimestre de 2020.
O estudo também aponta que os negócios comandados por empreendedoras devem crescer 25% em 2020.
A Covid-19 acelerou o quadro do desemprego. Em relação ao sexo feminino, a situação é mais delicada, pois há questões que ainda são vistas como tarefas de mulher: cuidar dos filhos que não estão indo para a escola e da casa, por exemplo.
Essas condições podem ser consideradas por alguns empregadores como motivos de menores condições para dedicação ao trabalho.
Por isso, empreender tornou-se mais do que uma opção, virou uma necessidade em alguns casos.
A internet, inclusive, é um meio viável para criar um negócio e mantê-lo ativo. As redes sociais e ferramentas de comunicação, como o Instagram e o WhatsApp, têm sido muito utilizadas para isso, possuem bom alcance, baixo custo de manutenção e são fáceis de serem acessadas.
Além disso, após o agravamento da pandemia o comércio digital apresentou uma expansão no primeiro semestre, de acordo com a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
O estudo aponta que o e-commerce ganhou aproximadamente 4 milhões de clientes novos, que devem manter o hábito depois.
Especialista em vendas e marketing digital, Maurecy Moura já foi camelô, vendedor em uma famosa rua comercial de São Paulo, estudou marketing, trabalhou para gigantes como Google e Facebook, e em grandes campanhas eleitorais (nacionais e do estado de São Paulo).
Atualmente, disponibiliza dicas gratuitas para pequenos e médios empreendedores que desejam alavancar as vendas pelo Instagram e WhatsApp. Além disso, oferece treinamentos online para interessadas em alavancar os negócios por essas redes.
“É necessário estar atento e atualizada sobre diversos elementos, desde a apresentação de um produto ou serviço, até o relacionamento com o cliente. Tem muita gente tentando vender, mas pouca gente sabendo vender de verdade”, explica.
Vender de casa, com um baixo investimento inicial, usando o Instagram e o WhatsApp, foi uma alternativa para mulheres que estavam desempregadas, precisavam complementar a renda ou que queriam ficar mais perto dos filhos.
Temos casos de empreendedoras que abriram lojas online, aplicaram o método Venda no Instagram, criado por Maurecy, e estão tendo sucesso nos negócios mesmo durante a crise.
Por Maurecy Moura, Desde muito jovem, Maurecy Moura está envolvido com a área de vendas.
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…