Uma dúvida muito comum que as pessoas tem com relação as pessoas que são incapazes de trabalhar é sobre a possibilidade de começar a contribuir com o INSS para que assim seja possível pedir a aposentadoria por invalidez. No entanto, será que isso é realmente possível? Se você tem essa dúvida continue acompanhando!
Contribuir com o INSS para pedir aposentadoria
É muito comum nos depararmos com situações onde temos um familiar ou conhecido doente, que esteja incapaz de trabalhar e que nunca tenha contribuído com o INSS. Nessa situação, podemos ainda nos deparar com o questionamento sobre a possibilidade de começar a pagar o carnê do INSS para essa pessoa para que assim seja possível pedir a aposentadoria por invalidez, no entanto, será que isso é mesmo possível?
![Aposentadoria Invalidez](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2018/12/APOSENTADORIAINVALIDEZ-1024x683.jpg)
Sendo bem direto, não! Não é possível pagar as contribuições do INSS e pedir a aposentadoria por invalidez. Isso porque quando uma pessoa é considerada incapaz de trabalhar, a doença que deixou a pessoa incapaz já existia antes do início da contribuição, tratando-se de uma doença preexistente.
Logo, o INSS não concede o benefício nestes casos, pois, a concessão da aposentadoria por invalidez só é possível para aqueles que são acometidos de alguma doença ou sequela quando já são considerados contribuintes do INSS.
A aposentadoria por invalidez
A aposentadoria por invalidez que hoje é chamada de aposentadoria por incapacidade permanente é um benefício previdenciário cujo objetivo é remunerar o trabalhador que esteja permanentemente incapaz de exercer qualquer tipo de trabalho, seja por motivo de doença ou ainda por alguma sequela.
Para que o trabalhador possa vir a ter direito ao benefício é necessário que o mesmo seja segurado do INSS, e que as contribuições estejam em dia. Confira os requisitos necessários para solicitar o benefício:
- Preencher o tempo mínimo de carência;
- A carência neste caso são de 12 meses;
- Comprovar a doença;
- Comprovar o início da incapacidade.