Categories: ChamadasINSS

Pessoa portadora de deficiência pode se aposentar mais cedo?

Atualmente as pessoas com deficiência possuem maiores chances de inclusão no mercado de trabalho, devido a diversas alterações na legislação brasileira, campanhas de conscientização sobre sua capacidade laboral e ao aumento da fiscalização dos auditores do MTE nas empresas, dando oportunidade de trabalho a diversas pessoas que durante décadas ficaram a margem da sociedade.

Diante do aumento significativo no número de pessoas portadoras de deficiência como empregadas, em 2013 foi sancionada a Lei Complementar nº 142, regulamentando a aposentadoria dos trabalhadores que laboraram na condição de pessoa com deficiência.

De acordo com a lei são consideradas pessoas com deficiência, aquelas com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, impossibilita sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, que não impossibilitou ao trabalho, de acordo com suas limitações. A referida Lei Complementar trouxe alguns benefícios a esses trabalhadores na hora de se aposentar tanto por idade como por tempo de contribuição.

Na aposentadoria por idade em regra geral o homem precisa de 65 (sessenta e cinco) anos de idade e 180 meses de contribuição (quinze anos) para se aposentar. Contudo o homem que comprovar que foi contrato na condição de pessoa com deficiência tem direito a se aposentar com 60 (sessenta) anos de idade.

Já a mulher que normalmente se aposenta por idade com 60 (sessenta) anos, comprovada as 180 (cento e oitenta) contribuições trabalhadas na condição de pessoa portadora de deficiência pode se aposentar com 55 (cinquenta e cinco) anos de idade.

Na aposentadoria por tempo de contribuição é analisado o grau de deficiência para definir com quantos anos de contribuição o segurado poderá se aposentar, o grau de deficiência será definido pelo perito do INSS. Quando o grau de deficiência for definido como leve o homem poderá se aposentar com 33 (trinta e três) anos e a mulher com 28 (vinte e oito) anos de contribuição, na considerada como moderada o homem necessita ter 29 (vinte e nove) anos e a mulher 24 (vinte e quatro) anos de contribuição, já quando o trabalhador possuir deficiência considera como grave poderá se aposentar com 25 (vinte e cinco) anos e a mulher com 20 (vinte) anos de contribuição.

Lembrando que o tempo de carência é de 180 (cento e oitenta) meses, ou seja, o segurado tem que comprovar que fez no mínimo 180 contribuições ao INSS na condição de pessoa portadora de deficiência.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Texto escrito por Gabriela Duarte, advogada OAB/BA 59.283, e-mail: duarteecardosoadvs@gmail.com

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

47 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago