Pessoas de baixa renda vão ter em breve acesso a cartão e empréstimos através do aplicativo Caixa Tem. Será linha de microcrédito para correntistas.
Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, informou que o aplicativo Caixa Tem irá liberar empréstimos em breve. O serviço deverá estar disponível até ao final do ano.
Serão oferecidos empréstimos que irão variar entre R$ 500 e R$ 3 mil. O app já deixará o valor já estará pré-aprovado no app e contará com parcelas que poderão ser pagas em 18 ou 24 meses.
Está mais uma medida para enfrentar a crise sanitária pela qual o país está passando e estimular a economia.
A intenção é beneficiar ao todo 30 milhões de pessoas pelo programa microcrédito. Terá direito quem estiver em situação de vulnerabilidade. Os planos do Governo Federal também vai liberar o microcrédito para os beneficiários do Bolsa Família.
Serão quantias baixas, que evitarão que a pessoa fique inadimplente, ou seja, o cliente terá condições de arcar com o pagamento das parcelas dos empréstimos. Para isso, ele terá acesso do valor exato que terá que quitar.
O auxílio emergencial quando foi liberado em 2020, permitiu que pessoas que nunca tiveram uma conta bancária, pudessem ter acesso à Poupança Social Digital, através do Caixa Tem. Assim, 38 milhões de brasileiros foram inseridos no sistema bancário.
Atualmente o Caixa Tem possui mais de 67 milhões de clientes, ativos, que interessam a Caixa Econômica Federal. A intenção é manter essas contas após o término do pagamento do auxílio emergencial.
Empréstimo pelo Caixa Tem
O interessado não precisará ir uma agência da Caixa para contratar o empréstimo, a solicitação poderá ser feita diretamente pelo aplicativo, sem a necessidade de enfrentar filas. Segundo Guimarães, esta linha de crédito terá juros mais baixos que os praticados pelo mercado tradicional.
No mês que vem, a Caixa irá anunciar as regras para o programa de microcrédito que será oferecido para os usuários do Caixa Tem.