A resposta para a pergunta acima é não, pois a Previdência garante o pagamento de benefícios somente para quem contribui e para seus dependentes. Aposentar você não poderá, o que poderá ser concedido a você é uma espécie de beneficio conhecido como BPC (beneficio de prestação continuada) no valor de um salário mínimo vigente.
O BPC também conhecido como LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) não é pago pelo INSS, mas sim pelo Ministério da Assistência Social, sendo ele um auxilio ao segurado que não tenha contribuído
Quem tem direito?
· Concedido apenas a pessoas de baixa renda (renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa do grupo familiar)
· Ter mais de 65 anos de idade
· Pessoa com deficiência: qualquer idade. É necessário comprovar impedimentos de, no mínimo, dois anos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
Características do BPC:
O valor é de 1 (um) salário mínimo.
Não pode ser cumulado com nenhum outro benefício previdenciário (como aposentadoria ou pensão por morte).
O beneficiário não recebe 13º (décimo terceiro) salário ou gratificação natalina.
O BPC não pagara pensão por morte em prol dos dependentes no caso de óbito do beneficiário.
Quem entra no grupo familiar para comprovar a renda?
Para calcular a renda por pessoa do grupo familiar são considerados o beneficiário, o cônjuge ou companheiro, os pais (ou madrasta e padrasto), os irmãos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados. É preciso que todos vivam na mesma casa.
Qual o valor do benefício?
Um salário mínimo
Como pedir o benefício?
Para realizar o pedido é preciso fazer a inscrição no Cadastro Único, do Governo Federal. Para se inscrever, é preciso procurar um Cras (Centro de Referência da Assistência Social).
A pessoa pode receber aposentadoria e o BPC ao mesmo tempo?
Não. O BPC não pode ser acumulado com outro benefício da Seguridade Social, como aposentadorias, pensões e seguro-desemprego. As exceções ficam para os benefícios de assistência médica, pensões de natureza indenizatória e remuneração de contrato de aprendizagem.
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2019/11/BPC2.jpg)
Dois idosos que moram na mesma casa podem ter o BPC?
Sim, desde que a renda média por pessoa do grupo familiar, sem considerar o BPC, seja menor do que um quarto do salário mínimo em vigor.
A pessoa pode deixar de receber o BPC?
Sim, tendo em vista que referido beneficio não é vitalício. Se a renda da família aumentar ou se não houver mais impedimentos por causa da deficiência, o cancelamento ocorrerá.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS
Conteúdo original por Beatriz Santos