Nesta quinta-feira (26), Jean Paul Prates foi eleito por unanimidade para assumir a presidência da Petrobras, ele foi aceito também como conselheiro da companhia.
O nome de Prates, já vinha sendo cotado diante das reuniões e das tratativas que vinham acontecendo, última reunião na terça-feira, falava-se muito a respeito de se ele seria ou não aprovado pelo conselho, tendo em vista que a maioria do Conselho seria de fato ligado a Bolsonaro, no entanto, não houve nenhum comprometimento.
Prates, deve se reunir com o presidente Lula para definir a nova diretoria da Petrobras, a reunião deve acontecer nas próximas horas com previsão de se desenrolar ao longo da semana, para discutir o futuro da Petrobras.
Leia Também: Petrobras eleva preço de venda de gasolina para as distribuidoras
Prates tem 54 anos, é formado em direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e economia pela PUC também do Rio, tem mestrado em planejamento energético e gestão ambiental pela Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos.
Concluiu um segundo mestrado na França em economia de petróleo, gás e motores pelo Instituto francês do petróleo. Olhando para seu currículo especialistas dizem que ele tem preparo, formação e experiência no setor de óleo e gás, ou seja, ele cumpre o principal pré-requisito na gestão da companhia.
Prates construiu a carreira política e já trabalhou no setor de energia ele estava no grupo do governo de transição que discutiu o tema, e era cotado desde a eleição para assumir o cargo.
Com esse pré-requisito ele já chega com uma vantagem, agora a expectativa é ver as mudança que serão feitas no perfil da governança da companhia.
Leia Também: Proposta institui política nacional para desenvolver bioeconomia no Brasil
O novo presidente da Petrobras vai ter grandes desafios pela frente, porque já no início do governo de Lula se teve uma queda na Bolsa de Valores em relação a Petrobras, superior a 30%.
Também tivemos um aumento no valor dos combustíveis superior a 7%, mais precisamente 7,4%, por essa razão os especialistas vem falando que haverão desafios pela frente no que tange ao aspecto dos combustíveis e da Petrobras.
O governo através do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e agora com o presidente Prates, deve se focar mais em investimentos para a Petrobras e menos com correlação aos acionistas.
Além de tudo, agora existe toda uma tramitação para analisar como de fato tudo vai ocorrer diante dessa mudança na gestão da Petrobras, que vem também nos últimos períodos tendo trocas constantes e sobretudo a questão dos combustíveis que teve uma uma considerável alta.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…