Hoje, sexta-feira (28), a Petrobras comunicou uma nova diminuição no valor do diesel para as empresas distribuidoras.
O preço caiu de R$ 3,84 para R$ 3,46 por litro, representando uma redução de R$ 0,38 ou 9,9%.
A nova medida entra em vigor a partir de sábado (29), enquanto os preços dos outros combustíveis permaneceram sem alterações.
A Petrobras havia anunciado a última redução para o diesel em 22 de março.
De acordo com o comunicado da empresa, “a redução do preço pela Petrobras tem como principais objetivos manter a competitividade dos preços da empresa em relação às principais opções de abastecimento de seus clientes e garantir a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino”.
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Atualmente, a legislação determina que 12% de biodiesel seja adicionado ao diesel vendido nos postos. A Petrobras informou que, devido a essa exigência, sua parcela no preço final ao consumidor será, em média, de R$ 3,05 por litro vendido na bomba.
O aumento na proporção da mistura entre os combustíveis foi uma decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
A partir de 1º de abril, o percentual de biodiesel no óleo diesel subiu de 10% para 12%. O anúncio foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em março.
Ele declarou que haverá um aumento progressivo de 1 ponto percentual por ano até atingir 15%.
O cronograma será o seguinte: 13% em 2024, 14% em 2025 e 15% em 2026.
A partir de amanhã, 29/04, o preço médio de venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,84 para R$ 3,46 por litro, uma redução de R$ 0,38 por litro.
Considerando a mistura obrigatória de 88% de diesel A e 12% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 3,05 a cada litro vendido na bomba.
Destaca-se que o valor efetivamente cobrado ao consumidor final no posto é afetado também por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margem de lucro do distribuidor.
A redução do preço da Petrobras tem como objetivos principais a manutenção da competitividade dos preços da companhia frente às principais alternativas de suprimento dos seus clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino.
Ciente da importância de seus produtos para a sociedade brasileira, a companhia destaca que na formação de seus preços busca evitar o repasse da volatilidade conjuntural do mercado internacional e da taxa de câmbio, ao passo que preserva um ambiente competitivo salutar nos termos da legislação vigente.
Transparência é fundamental
De forma a contribuir para a transparência de preços e melhor compreensão da sociedade, a Petrobras publica em seu site informações referentes à formação e composição dos preços de combustíveis ao consumidor.
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