Chamadas

Petrópolis: buscas continuam e FGTS é liberado às vítimas. Saiba como

Já passam de 170 o número de vítimas fatais na cidade de Petrópolis (RJ). A chuva que caiu no último dia 15 de fevereiro deixou um rastro de destruição, mortes, desaparecidos, desabrigados e muito prejuízo para todo o comércio.

Para se ter uma ideia, Petrópolis perdeu cerca de 2% do PIB em consequência das chuvas. Segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o prejuízo é de R$ 665 milhões, considerando apenas o dano direto a empresas. De acordo com o levantamento, o temporal impactou 65% das empresas do município. Cerca de 85% ainda não tiveram atividades restabelecidas.

Tentando amenizar o prejuízo e auxiliar a população, o Fundo de Garantia poderá ser sacado. Veja a seguir como proceder.

FGTs será liberado pela Caixa Econômica

A Caixa Econômica Federal anunciou a liberação do saque do FGTS e condições especiais para pagamento de financiamentos habitacionais.O banco também determinou o envio de um caminhão-agência e equipe de especialistas na área de habitação para atender à população.

Um caminhão-agência da Caixa – que oferece os serviços de uma agência bancária – foi deslocado para a região. A unidade vai funcionar das 8h às 18h, para desbloquear cartões e senhas, além de atender beneficiários do Auxílio Brasil, do abono salarial do PIS/Pasep, cotistas do FGTS e mutuários.

A unidade móvel, segundo a instituição financeira, conta também com caixa eletrônico para saques em espécie.  Como muitos serviços bancários foram suspensos na cidade por conta da falta de luz e de serviços de telecomunicações, além da destruição das instalações por causa das chuvas, o caminhão é uma ótima opção neste caso específico.

Como funciona o saque do FGTS em caso de calamidades?

O Saque Calamidade do FGTS é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência. 

O valor só é liberado quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública tenha sido decretado por meio de decreto do governo do Distrito Federal, Município ou Estado e publicado em prazo não superior a 30 dias do primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência do desastre natural, se este for assim reconhecido, por meio de portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional. 

Para fins de saque, considera-se desastre natural:​

  • Enchentes ou inundações graduais;
  • Enxurradas ou inundações bruscas;​
  • Alagamentos; ​
  • Inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;​
  • Precipitações de granizos;
  • Vendavais ou tempestades;​
  • Vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;​
  • Vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;​
  • Tornados e trombas d’água;​
  • Desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.

Como consultar o saldo do FGTS?

O acesso ao saldo do FGTS pode ser feito pelo Caixa Tem e o app FGTS. A solicitação poderá ser feita na opção “Meus saques”. De acordo com o banco, parte da cidade de Petrópolis já está habilitada a solicitar saque-calamidade do FGTS, até o dia 2 de maio. Os moradores das novas áreas afetadas, conforme endereços a serem identificados pela Defesa Civil municipal, poderão também solicitar o saque.

Segunda via de documentos

Outro serviço importante que chega à cidade é o do Detran. Duas vans vão circular pelos abrigos, buscando pessoas que necessitem tirar novos documentos. O Departamento também montou postos de atendimento no Colégio Estadual Rui Barbosa, no Alto da Serra, e no Sesc Quitandinha, que vão funcionar, inclusive, sábado e domingo para emissão de primeira e segunda vias da carteira de identidade.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

5 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

9 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

12 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

17 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

18 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

18 horas ago