O drama ainda permanece para os moradores de Petrópolis, RJ. A chuva voltou a cair forte na tarde de quinta-feira, dia 17, e voltou a gerar dificuldades para o município. As ruas Washington Luiz e Coronel Veiga, que ligam o centro histórico ao bairro Quitandinha, foram fechadas para o tráfego em decorrência de alagamentos e inundações.
Até o momento, o número de mortes subiu para 117 desde o temporal da última terça-feira. Centenas de pessoas estão desabrigadas devido aos deslizamentos de terra e outras tantas que moram no bairro Quitandinha foram retiradas de suas casas porque se encontram em área de risco
A Defesa Civil Municipal emitiu alerta de mobilização para evacuação da área e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) elevou de alto para muito alto o alerta para risco de deslizamentos em Petrópolis. Foram acionadas 14 sirenes para alertar os moradores do primeiro distrito de Petrópolis. O mau tempo deve permanecer assim, pelo menos, até sábado.
A partir da aproximação de uma área de chuva, foi divulgado novo aviso do Cemaden a todos os moradores desta região. Desde terça-feira, a cidade sofre com os efeitos das fortes chuvas, que provocaram mais de uma centena de mortes na região.
A previsão do Cemaden se deve ao temporal que caiu sobre a cidade e encharcou o solo somado ao risco de mais pancadas de chuva hoje e nos próximos dias. Em 124 alertas vigentes no Brasil, Petrópolis é o único em vermelho.
Na manhã de ontem, dia 17, o Prefeito de Petrópolis Rubens BomTempo havia decretado estado de calamidade pública na cidade. Este é um dos motivos que pode dar acesso ao cidadão ao saldo do FGTS.
Portanto, a Caixa Econômica Federal anunciou que vai liberar o saldo do FGTS para parte dos moradores de Petrópolis (RJ), atingidos pelas fortes chuvas. O valor liberado, em caso de calamidade pública, é de R$ 6.220.
Um caminhão-agência da Caixa – que oferece os serviços de uma agência bancária – está sendo deslocado para a região. A unidade vai funcionar das 8h às 18h, para desbloquear cartões e senhas, além de atender beneficiários do Auxílio Brasil, do abono salarial do PIS/Pasep, cotistas do FGTS e mutuários.
A unidade móvel, segundo a instituição financeira, conta também com caixa eletrônico para saques em espécie. Como muitos serviços bancários foram suspensos na cidade por conta da falta de luz e de serviços de telecomunicações, além da destruição das instalações por causa das chuvas, o caminhão é uma ótima opção neste caso específico.
Caso a localidade tenha sinal de internet e de telefonia, outras alternativas de atendimento são o Caixa Tem e o app FGTS. A solicitação poderá ser feita na opção “Meus saques”. De acordo com o banco, parte da cidade de Petrópolis já está habilitada a solicitar saque-calamidade do FGTS, até o dia 2 de maio. Mas os moradores das novas áreas afetadas, cujos endereços venham a ser identificados pela Defesa Civil Municipal, também poderão solicitar a retirada.
Caberá à Defesa Civil local, portanto, entregar a Declaração das Áreas Afetadas e o Formulário de informação do Desastre (Fide) à instituição financeira. O banco auxiliará o município no envio da documentação necessária para a habilitação ao saque-calamidade do FGTS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…