Empresas do grupo:

Início » Petrópolis contabiliza 39 mortos e mais de 300 desabrigados pela chuva

Petrópolis contabiliza 39 mortos e mais de 300 desabrigados pela chuva

por Ana Luzia Rodrigues
4 minutos ler
Foto: Divulgação / CBMERJ / Agência Brasil

O final de tarde de terça-feira, dia 15, será inesquecível para muitos cidadãos petropolitanos. Na data, um temporal abateu a cidade da Região Serrana e deixou um rastro de destruição cujo saldo foram 39 pessoas mortas. Além das vítimas fatais, a Secretaria de Defesa Civil informou que foram contabilizados 189 deslizamentos e 229 ocorrências.

Foram cenas de terror e muito medo. O volume da chuva foi muito grande. Para ter uma ideia, em seis horas choveu 260 milímetros. O acumulado foi maior do que todo o esperado para o mês de fevereiro. O resultado foi acúmulo de lama e lixo arrastado pelas águas e vários pontos do Centro estão com vias obstruídas

A Secretaria de Estado de Defesa Civil acredita que de 35 a 50 casas foram atingidas pelos deslizamentos. Além disso, muitos carros e ônibus foram parar dentro do rio, obstruindo ainda mais a passagem da água que fazia uma correnteza muito forte.

O município segue em estágio de crise e a prefeitura pede que a população evite sair de casa. A orientação é que pessoas de outras regiões evitem a cidade. As aulas na rede pública foram suspensas.

Dentre as localidades que foram mais atingidas pelo volume de água estão Morro da Oficina, no Alto da Serra, 24 de Maio, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Vila Felipe, Vila Militar e as ruas Uruguai, Washington Luiz e Coronel Veiga

As pessoas que vivem em área de risco foram deslocadas de suas casas e estão sendo assistidas em escolas públicas por assistentes sociais, profissionais de saúde, educação e agentes comunitários . A Defesa Civil divulgou o número de 300 pessoas que estão fora de suas residências. 

Ainda há previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento em Petrópolis. As autoridades orientam que a população fique atenta aos informes e alertas que podem ser atualizados a qualquer momento. Em caso de emergência as pessoas devem ligar para o 199.

Como ajudar as vítimas de Petrópolis?

Entidades e clubes de futebol estão se unindo para arrecadar mantimentos, roupas, cobertores, colchões, medicamentos e dinheiro para as pessoas que estão desabrigadas. 

Na própria cidade, o Pronto Socorro do Alto da Serra, localizado na Rua Teresa, número 1.839, está recebendo casacos e cobertores. A Igreja Santo Antonio abriu as portas para moradores da região, na Rua Santo Antonio, número 245. 

O Vasco da Gama também se disponibiliza a recolher doações, no Ginásio São Januário, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, e na Sede Náutica, na Lagoa, na Zona Sul.

O Botafogo colocou o Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio, como base de apoio para o recolhimento de doações. O posto de coleta do Engenhão foi montado no Portão Norte 2.

O Fluminense colocou a sede de Laranjeiras, na Zona Sul, à disposição para doações de mantimentos para a população da cidade serrana. 

No Flamengo, as doações podem ser entregues na sede da Gávea, na Zona Sul, e no Estádio do Maracanã, na Zona Norte.

Além destes locais, todos os batalhões da PM do Rio de Janeiro estão recebendo doações e a Diocese de Petrópolis colocou todas as igrejas da cidade como pontos de coleta e como abrigo da população desalojada.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More