Empresas do grupo:

Início » Piauí decreta situação de emergência por desastre natural

Piauí decreta situação de emergência por desastre natural

por Gabriel Dau
2 minutos ler

O governador Wellington Dias declarou situação de emergência no Estado devido às enchentes causadas por fortes chuvas que afetaram muitas cidades. 

O decreto foi publicado no Diário Oficial na última segunda-feira (03 de Janeiro), estipulando a mobilização de órgãos estaduais e convocação de voluntários para atuarem nas ações de resposta ao desastre.

Fica autorizada a mobilização de todas as instituições estaduais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Estadual da Defesa Civil, para a realização de ações em operações de resposta a desastres e restauração e reconstrução de cenários.

Além disso, podem ser convocados voluntários para fortalecer operações e captação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Defesa Civil.

O decreto é válido por 90 dias e garante a prioridade de todas as ações relacionadas com a emergência em todos os órgãos e entidades que gerenciam direta e indiretamente a emergência durante o período em que durar a situação.

Wellington Dias, afirma que: “Em razão do agravamento de fortes chuvas em todo o Estado autorizei o decreto para poder trabalhar de forma integrada com os municípios para garantir as condições de ajuda à população e, ao mesmo tempo, cuidar com os Bombeiros e Defesa Civil, de estradas danificadas. Vamos garantir este atendimento a quem precisa”.

As fortes chuvas em todo o estado do Piauí causaram um aumento repentino no nível das águas dos rios, rios, riachos, lagoas e córregos. 

Em várias cidades, principalmente aquelas que compõem os territórios da Chapada das Mangabeiras e o Território Entre Rios, foram observados inúmeros prejuízos, como corte de estradas, alagamento de residências, isolamento de regiões e destruição de plantações ribeirinhas.

Para mitigar os riscos e restaurar a normalidade, a força-tarefa está tomando uma série de medidas, como retirar famílias das áreas afetadas , portanto, apoiar a acomodação em locais seguros, distribuição de assistência humanitária, emissão de alertas e monitoramento contínuo e sistemático de a situação.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More