Piauí

Piauí decreta situação de emergência por desastre natural

O governador Wellington Dias declarou situação de emergência no Estado devido às enchentes causadas por fortes chuvas que afetaram muitas cidades. 

O decreto foi publicado no Diário Oficial na última segunda-feira (03 de Janeiro), estipulando a mobilização de órgãos estaduais e convocação de voluntários para atuarem nas ações de resposta ao desastre.

Fica autorizada a mobilização de todas as instituições estaduais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Estadual da Defesa Civil, para a realização de ações em operações de resposta a desastres e restauração e reconstrução de cenários.

Além disso, podem ser convocados voluntários para fortalecer operações e captação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Defesa Civil.

O decreto é válido por 90 dias e garante a prioridade de todas as ações relacionadas com a emergência em todos os órgãos e entidades que gerenciam direta e indiretamente a emergência durante o período em que durar a situação.

Wellington Dias, afirma que: “Em razão do agravamento de fortes chuvas em todo o Estado autorizei o decreto para poder trabalhar de forma integrada com os municípios para garantir as condições de ajuda à população e, ao mesmo tempo, cuidar com os Bombeiros e Defesa Civil, de estradas danificadas. Vamos garantir este atendimento a quem precisa”.

As fortes chuvas em todo o estado do Piauí causaram um aumento repentino no nível das águas dos rios, rios, riachos, lagoas e córregos. 

Em várias cidades, principalmente aquelas que compõem os territórios da Chapada das Mangabeiras e o Território Entre Rios, foram observados inúmeros prejuízos, como corte de estradas, alagamento de residências, isolamento de regiões e destruição de plantações ribeirinhas.

Para mitigar os riscos e restaurar a normalidade, a força-tarefa está tomando uma série de medidas, como retirar famílias das áreas afetadas , portanto, apoiar a acomodação em locais seguros, distribuição de assistência humanitária, emissão de alertas e monitoramento contínuo e sistemático de a situação.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

2 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

6 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

9 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

15 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

15 horas ago