Abono Salarial do Pis Pasep / Imagem por @gustavimellossa / freepik / editado por Jornal Contábil
No ano passado, o abono salarial PIS/Pasep não foi repassado à população, isso porque o governo precisou do recurso para auxiliar a manutenção de empregos diante da pandemia da Covid-19. Sendo assim, o que acabou adiando o abono salarial ano-base 2020.
Em fevereiro de 2022 começou a ser pago o abono salarial referente ao ano-base 2020. Em março o governo finalizou os repasses aos trabalhadores. Muitos trabalhadores acreditavam que também em 2022 fosse liberado o PIS/Pasep referente ao ano-base 2021.
Tudo indica que o governo só irá liberar os pagamentos do PIS/Pasep 2021 em e 2023. Não existe uma data oficial para isso acontecer.
Quem ainda não sacou o abono salarial referente ao ano-base 2020, tem até 29 de dezembro de 2022 para retirar o dinheiro. A para ter direito é preciso cumprir os seguintes requisitos:
Para quem trabalha com carteira assinada poderá saber se tem direito ao PIS (Programa de Integração Social) através do:
O trabalhador poderá sacar o PIS na Caixa, levando o documento de identificação com foto e com Cartão do Cidadão (caixas eletrônicos e lotéricas).
O servidor público pode sacar o Pasep nas agências do Banco do Brasil com documento de identificação e por transferência automática na conta de quem é cliente da instituição.
O PIS/Pasep retroativo foi liberado pela Caixa Econômica Federal para um grupo de trabalhadores. O dinheiro é referente ao abono ano-base 2019 e 2020. O valor ainda pode ser sacado. Você poderá optar pela solicitação presencial do abono, por telefone, aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou e-mail.
Os trabalhadores que estiverem aptos a receber o benefício, podem baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital para consultar as informações sobre o abono salarial. Uma outra maneira de consultar o PIS pode ser realizada pelo telefone 800-726-0207, via atendimento Caixa ao Cidadão. Para o Pasep, as consultas estão disponíveis no site do Banco do Brasil.
Caso você solicite o saque do PIS por telefone, basta ligar para 158. Já quem optar realizar o procedimento por e-mail, poderá fazer através do endereço eletrônico: trabalho.uf@economia.gov.br. As letras “uf” devem ser trocadas pela sigla do estado onde mora o trabalhador. Veja o exemplo: trabalho.mg@economia.gov.br.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…