Empresas do grupo:

Início » PIS/Pasep 2020 e 2021 vão ser pagos juntos no ano que vem?

PIS/Pasep 2020 e 2021 vão ser pagos juntos no ano que vem?

por Ricardo
2 minutos ler
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Como já é conhecimento dos trabalhadores, o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep 2020 que era pra ter sido liberado desde o mês passado, foi adiado por decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Tradicionalmente o pagamento do PIS/Pasep se iniciava no segundo semestre de um ano e se encerrava no primeiro semestre do ano seguinte, assim como o pagamento do abono salarial 2020 deveria ter se iniciado em julho deste ano e se encerraria em junho de 2022.

A decisão, além de gerar uma economia de R$ 10 bilhões para este ano, considerou o orçamento necessário para a viabilização do Programa Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

Mudança nos pagamentos

Com a prorrogação do pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para o ano que vem, a resolução aprovada pelo Codefat, determina agora que a partir do ano que vem o abono salarial precisa ser pago para todos os trabalhadores ainda no primeiro semestre de cada ano.

Sendo assim, o calendário de pagamentos do abono salarial, que era definido conforme o mês de aniversário do trabalhador no caso do PIS e conforme o Número de Identificação Social (NIS) no caso do Pasep, deverá ser pago para todos até o mês de junho.

Todavia, o novo calendário de pagamentos do abono salarial deverá ser divulgado apenas em janeiro de 2022, onde o pagamento deve ocorrer entre fevereiro e junho para todos os trabalhadores.

Acumulo do PIS/Pasep 2020 e 2021

Originalmente, o pagamento do abono salarial 2020 deveria se iniciar este ano e seria pago no ano que vem, já o abono 2021 seria pago entre os meses de julho de 2022 a junho de 2023, porém, agora encontramos a situação em que teremos dois pagamentos do PIS/Pasep para o ano que vem.

O governo federal ainda não liberou nenhuma informação referente ao pagamento do abono 2021, todavia a expectativa é que os dois abonos (2020 – 2021) possam ser pagos cumulativamente no ano que vem, o que pode representar um ganho significativo aos trabalhadores.

Porém, será necessário aguardar a confirmação do governo com relação ao repasse do abono salarial 2021, o que deve ficar para ser confirmado apenas no ano que vem.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More