Chamadas

PIS/Pasep 2020 e 2021 vão ser pagos juntos no ano que vem?

Como já é conhecimento dos trabalhadores, o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep 2020 que era pra ter sido liberado desde o mês passado, foi adiado por decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Tradicionalmente o pagamento do PIS/Pasep se iniciava no segundo semestre de um ano e se encerrava no primeiro semestre do ano seguinte, assim como o pagamento do abono salarial 2020 deveria ter se iniciado em julho deste ano e se encerraria em junho de 2022.

A decisão, além de gerar uma economia de R$ 10 bilhões para este ano, considerou o orçamento necessário para a viabilização do Programa Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

Mudança nos pagamentos

Com a prorrogação do pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para o ano que vem, a resolução aprovada pelo Codefat, determina agora que a partir do ano que vem o abono salarial precisa ser pago para todos os trabalhadores ainda no primeiro semestre de cada ano.

Sendo assim, o calendário de pagamentos do abono salarial, que era definido conforme o mês de aniversário do trabalhador no caso do PIS e conforme o Número de Identificação Social (NIS) no caso do Pasep, deverá ser pago para todos até o mês de junho.

Todavia, o novo calendário de pagamentos do abono salarial deverá ser divulgado apenas em janeiro de 2022, onde o pagamento deve ocorrer entre fevereiro e junho para todos os trabalhadores.

Acumulo do PIS/Pasep 2020 e 2021

Originalmente, o pagamento do abono salarial 2020 deveria se iniciar este ano e seria pago no ano que vem, já o abono 2021 seria pago entre os meses de julho de 2022 a junho de 2023, porém, agora encontramos a situação em que teremos dois pagamentos do PIS/Pasep para o ano que vem.

O governo federal ainda não liberou nenhuma informação referente ao pagamento do abono 2021, todavia a expectativa é que os dois abonos (2020 – 2021) possam ser pagos cumulativamente no ano que vem, o que pode representar um ganho significativo aos trabalhadores.

Porém, será necessário aguardar a confirmação do governo com relação ao repasse do abono salarial 2021, o que deve ficar para ser confirmado apenas no ano que vem.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago