Foto: Marcos Santos / USP Imagens
O PIS/Pasep 2020 que seria liberado a partir do mês de julho deste ano foi adiado para 2022. Quem estava contando com o dinheiro vai ter que esperar.
Por uma decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) o depósito do abono que seria realizado este ano só acontecerá em 2022, com uma previsão para fevereiro.
Antes desta decisão, o pagamento do abono salarial era liberado no segundo semestre de um ano e no primeiro semestre do ano seguinte.
O Programa de Integração Social (PIS) é destinado aos funcionários da rede privada, já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é destinado aos funcionários públicos.
Para ter direito ao abono salarial é necessário que o trabalhador tenha recebido em média, até dois salários mínimos mensais. Tenha trabalhado com carteira assinada por um período de 30 dias no ano base ou 12 meses. E esteja inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
Ainda não foi divulgado o calendário de pagamentos, mas, será seguido o mesmo sistemas, os valores serão liberados conforme o mês de nascimento do trabalhador. Enquanto os funcionários públicos recebem conforme o número final de sua inscrição.
O Codefat também determinou que, a partir de 2022, os valores serão todos pagos no primeiro semestre de cada ano.
O valor a ser pago vai depender do tempo que você trabalhou em 2020. Para quem trabalhou 12 meses receberá um salário mínimo (que hoje seria de R$ 1.100). Quem trabalhou somente 30 dias em 2020, receberá um proporcional de 1/12 do salário mínimo (hoje seria R$ 92).
Terá direito ao abono salarial PIS/Pasep os trabalhadores que:
Tenham trabalhado de forma remunerada para pessoa jurídica por pelo menos 30 dias seguidos ou não, no ano-base considerado para o cálculo do abono;
Tenham recebido, em média, até dois salários mínimos durante o ano-base considerado para o cálculo do abono; e
Que os dados tenham sido informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais ou E-social).
Para vocês saberem se tem direito ao abono salarial poderá ligar para o atendimento Caixa Cidadão 0800 726 0207 – opção 2.
Também poderá acessar o aplicativo Caixa Trabalhador ou o site https://www.caixa.gov.br/abonosalarial.
O mercado de apostas online no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos, impulsionado pela…
Se você é contador, com toda certeza está cansado de explicar para os seus clientes…
Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…