O abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2021 que deveria ter sido pago em 2022, só deverá ter seu calendário liberado no ano que vem. Embora ainda não tenha uma data oficial para iniciar o pagamento, as regras de elegibilidade continuam as mesmas.
Para receber o abono salarial PIS/Pasep 2021, os trabalhadores precisarão cumprir os requisitos exigidos: será necessário estar inscrito no PIS/Pasep por pelo menos cinco anos, ter trabalhado em 2021 por 30 dias, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos, no valor vigente no país.
Desta forma, o valor do abono salarial vai depender da quantidade de meses trabalhados em 2021. Para receber um salário mínimo, é necessário que a pessoa tenha trabalhado 12 meses seguidos no ano-base 2021.
Você para calcular o valor recebido, terá que dividir o salário mínimo por 12 e depois multiplicar pela quantidade de meses trabalhados. Neste caso, se você trabalhou 30 dias, receberá R$ 101,00.
Para consultar o abono salarial, o trabalhador precisará baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que também informa o calendário de pagamentos, quantas parcelas foram liberadas e outras informações importantes.
Também por meio do aplicativo Caixa Tem ou Caixa Trabalhador, será possível realizar a consulta, fazendo o login com CPF e senha, ou se for necessário realizar o cadastro com os seus dados pessoais.
No portal GOV.br também é liberada a consulta do abono salarial, para ter acesso às informações sobre o benefício, você vai precisar ter o seu login e senha com CPF cadastrados no sistema. Após acessar o portal, clique na aba “Benefícios” na parte inferior da tela e busque por abono salarial.
Uma outra alternativa para trabalhador consultar o abono salarial PIS/Pasep, é pelo telefone, entrando em contato com a Central Alô Trabalhador pelo número 158 (Central de Atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência).
Será necessário informar o CPF e outras informações pessoais que serão solicitadas pelo atendente, informando o benefício a ser consultado e aguardar a resposta.
Outras dúvidas podem ser tiradas ligando para o atendimento da Caixa Econômica Federal, pelo número 0800 726 0207 e mais canais de contato por meio do site da instituição.
O saque PIS/Pasep esquecido está disponível para os trabalhadores que atuaram na iniciativa pública ou privada entre os anos de 1971 e 1988, mas também para os herdeiros qualificados.
A Caixa Econômica Federal informou que mais de 10 milhões de trabalhadores possuem valores das cotas esquecidas do PIS/Pasep. Isso significa, que estão à espera deles, mais de R$ 23 bilhões.
Os trabalhadores que atuavam com carteira assinada, ou como servidores públicos, entre os anos de 1971 e 1988, precisarão consultar os valores que estão disponíveis, acessando o aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS).
Segundo a Caixa Econômica Federal, responsável pela realização dos depósitos das empresas privadas, os trabalhadores terão até o dia 1º de junho de 2025 para solicitar o dinheiro.
Nos casos em que o trabalhador titular tenha falecido, seus herdeiros declarados vão poder recorrer às cotas esquecidas. Desde que eles apresentem documentos como a declaração de consenso, a certidão de óbito confirmando o falecimento do profissional e a declaração de dependentes que garanta a condição de herdeiro do solicitante.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…