O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep 2023 já foi aprovado pelo governo federal. O benefício disponibilizado este ano vai ser pago para os trabalhadores que exerceram atividade em 2021, ou seja, ano-base 2021.
Os trabalhadores da iniciativa privada recebem o PIS que tem seu calendário definido conforme o mês de nascimento. Já os servidores com direito ao Pasep, tem seu calendário definido conforme o último dígito do número de inscrição no benefício.
Este ano os trabalhadores poderão receber até R$ 1.320 (um salário mínimo de 2023), porém, o valor que cada um receberá dependerá da quantidade de meses trabalhados em 2021.
Todos os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2021, que receberam em média até dois salários mínimos por mês e que estavam inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos vão receber o benefício este ano.
Vale lembrar que o governo identifica quais trabalhadores tem direito ao abono salarial através da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), que é uma obrigação da empresa enviar ao governo.
Dessa forma, caso você se enquadre nas regras a seguir, mas não receba o benefício, muito provavelmente é porque a empresa não enviou seus dados para o governo.
Contudo, a partir de fevereiro, os trabalhadores poderão realizar a consulta no site da RAIS, se seus dados foram ou não enviados pelas empresas.
Outro ponto importante é que, a partir de fevereiro, também será possível verificar se o trabalhador receberá o abono salarial e qual o valor a receber através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Os pagamentos do PIS/Pasep 2023 terão início no dia 15 de fevereiro, onde, os primeiros a receber serão os nascidos em janeiro e os servidores públicos com número de inscrição do Pasep final 0.
Para os trabalhadores da iniciativa privada, o pagamento do benefício é realizado pela Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos recebem o benefício através do Banco do Brasil.
Os pagamentos, apesar de se iniciarem no dia 15 de fevereiro, estarão disponíveis para saque até o último dia 28 de dezembro de 2023.
Calendário do PIS:
Calendário do Pasep:
No caso do PIS, a Caixa depositará o dinheiro na conta-corrente ou poupança de quem já é cliente do banco. Para quem não é cliente, o benefício será depositado na conta poupança social digital que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem.
Já os servidores que recebem o Pasep, deverão verificar se houve o pagamento na conta do Banco do Brasil. O beneficiário que optar por realizar uma TED para outro banco (de mesma titularidade), poderá fazer o mesmo nos terminais de autoatendimento ou pelo site www.bb.com.br/pasep.
Muita gente que é Microempreendedor Individual (MEI) trabalha com carteira assinada ao mesmo tempo. Mas…
Fevereiro mal começou, mas já tem muita gente contando os dias para um dinheiro extra…
O CadÚnico é um banco de dados nacional que reúne informações socioeconômicas das famílias de…
Empreender no Brasil não é fácil. A gente sabe. Mas, entre boletos, impostos e burocracia,…
Ser contador é uma grande responsabilidade, mas nem sempre as coisas saem como planejado. Afinal,…
O Instituto Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência Oceano Azul (INDPD) entrou com uma…