Finalmente o tão esperado abono salarial referente a 2021 já tem datas aprovadas pelo Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador). Os saques ocorrem a partir de fevereiro e, com isso, 23,6 milhões de trabalhadores terão direito ao abono salarial.
De acordo com o calendário aprovado para o PIS, a cada mês são feitas liberações de dois lotes e o trabalhador pode receber até um salário mínimo de abono.
O abono referente ao ano de 2021 começa a ser pago no dia 15 de fevereiro, para nascidos em janeiro e fevereiro. Os saques são liberados gradativamente até o dia 17 de julho, quando é feito o pagamento do último lote, para aniversariantes de novembro e dezembro.
Veja a seguir os meses de nascimento e a partir de que data pode ser feito o saque:
Também para o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), os lotes são liberados entre os dias 15 de fevereiro e 17 de julho, respectivamente, seguindo o número final de inscrição do beneficiário.
Tanto para o PIS quanto para o Pasep, o prazo para sacar o abono salarial termina no dia 28 de dezembro de 2023.
Leia também: Abono salarial PIS/Pasep: Veja quem vai receber em 2023
O Ministério do Trabalho informou que mais de 440 mil trabalhadores possuem valores disponíveis para o Pasep, num total de R$ 387 milhões. Veja as datas a seguir:
O abono salarial PIS/Pasep é um benefício governamental destinado aos trabalhadores com carteira assinada. Como qualquer outro abono da rede nacional, o valor do benefício é baseado no salário mínimo.
Neste caso específico do abono 2023, todo brasileiro que trabalhou por pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano-base de 2021, receberá o equivalente ao salário mínimo.
O valor do saque Pis/Pasep é limitado a um salário mínimo para quem trabalhou 12 meses e é calculado individualmente conforme a quantidade de meses trabalhados.
Para se qualificar ao abono, o trabalhador deve estar cadastrado no programa PIS/Pasep por, pelo menos, cinco anos, ter trabalho o mínimo de 30 dias em 2021, e ter recebido uma renda mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base.
Empregados domésticos, trabalhadores rurais ou urbanos empregados por pessoa física e trabalhadores empregados por pessoa física equiparada à jurídica não têm direito.
Leia também: Saiu! Tabela do seguro-desemprego 2023 e novo valor do PIS/Pasep
Trabalhadores com conta-corrente ou caderneta poupança na Caixa Econômica ou no Banco do Brasil recebem o crédito diretamente em conta. Os demais podem procurar os bancos para o saque, levando um documento de identificação oficial com foto e o número do PIS/Pasep. Esse número pode ser checado no site do Meu INSS, pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), no aplicativo do FGTS e no aplicativo Caixa Trabalhador.
Também é possível ter acesso ao valor pelo aplicativo Caixa Tem, ou usando o Cartão do Cidadão com senha nos terminais de autoatendimento, lotéricas e postos Caixa Aqui.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…