Abono Salarial - Imagem por @artalvesmon / freepik / editado por Jornal Contábil
O abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano-base 2020 que foi adiado este ano para que o governo tivesse recursos para bancar o Programa Emergencial de Proteção do Emprego e da Renda (BEm) que vigorou entre abril e agosto, começará a ser pago já no próximo mês.
O abono salarial do PIS/Pasep é um benefício destinado aos trabalhadores que exercem atividade de carteira assinada e também aos servidores públicos. Para garantir acesso ao benefício que se inicia em janeiro será necessário se enquadrar nos seguintes requisitos:
O valor máximo para pagamento do abono salarial do PIS/Pasep é de um salário mínimo. O cálculo é feito conforme o tempo em que o trabalhador exerceu atividade registrado ao decorrer do ano.
Quanto ao valor do abono salarial que começa em 2022, a previsão e de que o salário mínimo do ano que vem seja R$ 1.210, com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), índice responsável por medir os avanços da inflação e utilizado para base de cálculo do reajuste do piso salarial nacional.
Assim, para identificar quanto o trabalhador poderá receber de abono salarial em 2022, basta dividir o valor do salário mínimo por 12, ou seja, 12 meses do ano e multiplicar pela quantidade de meses trabalhados. Vale lembrar que o governo sempre arredonda o valor pra cima.
Confira a seguir qual será o valor que o trabalhador poderá receber de PIS/Pasep com base no valor do salário mínimo de 2022 previsto pelo Ministério da Economia:
Os pagamentos do abono salarial começaram em janeiro de 2022 e se estenderam até dezembro do mesmo ano. Assim, mesmo que o calendário não tenha sido liberado, a expectativa é que os trabalhadores recebam o abono no mês de aniversário.
Assim, os trabalhadores que fazem aniversário em janeiro devem receber em janeiro, os aniversariantes de fevereiro devem receber em fevereiro e assim sucessivamente.
Vale lembrar que algumas regras para o benefício de 2022 sofreram alterações, como o calendário de pagamentos, que antes se iniciava em julho de um ano e só terminava em junho do ano seguinte e agora vai ser pago no mesmo ano para todos os trabalhadores.
Vale lembrar que existe uma diferença entre o PIS e o PASEP, onde o PIS é destinado aos trabalhadores de empresas privadas e tem como gestor do programa a Caixa Econômica Federal. Já o PASEP é destinado aos servidores públicos e tem como gestor o Banco do Brasil. Entretanto, é importante lembrar que as regras para ambos são as mesmas.
Veja por onde consultar se o trabalhador tem direito ao PIS:
Você pode receber os rendimentos do PIS:
Documentos para identificação:
Veja por onde consultar se o servidor tem direito ao Pasep:
Para consultar o PASEP pela internet, basta acessar esta página do Banco do Brasil. Por lá é possível saber se é ou não beneficiário do programa e demais informações usando apenas o seu CPF ou número de inscrição do Programa. Confira:
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…