Chamadas

PIS/Pasep: quem não recebeu pode entrar com recurso para ter direito

O Ministério do Trabalho e Previdência começou a receber na quinta-feira (7) pedidos de recursos administrativos de trabalhadores que não foram habilitados para receber o PIS/Pasep em 2022 mas acreditam que tem direito.

Você pode ir uma Superintendência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência para fazer o questionamento. Após o seu pedido, o órgão terá 45 dias para analisar o recurso e responder os questionamentos.

No dia 8 de fevereiro deste ano começou a ser pago o abono salarial referente ao ano-base 2020. Os beneficiários que ainda não sacaram têm até o dia 29 de dezembro para retirar o dinheiro. Foram habilitados para receber o benefício mais de 23 milhões de trabalhadores.

Em março, a Dataprev finalizou o reprocessamento dos dados de cerca de 1,9 milhão de pessoas que estavam cadastradas para receberem o PIS/Pasep. Essas pessoas foram consideradas pelo governo aptas para receberem o abono salarial.

Se você tem direito ou entende que pode receber o benefício referente ao ano-base 2020. vai poder entrar com recurso através do endereço eletrônico trabalho.uf@economia.gov.br (colocando nos dígitos UF as letras da sigla do estado de domicílio, por exemplo: trabalho.rs@economia.gov.br).

No entanto, o Ministério está pedindo ao trabalhador que antes de entrar com o recurso, deve verificar através dos canais competentes se realmente pode receber ou não o abono salarial. Isso porque há situações nas quais o abono é depositado, mas os beneficiários não identificam o recebimento em suas contas. Para verificar o PIS e receber, o trabalhador com carteira assinada pode ir a uma agência da Caixa Econômica Federal e o Pasep pago ao servidor público poder verificado no Banco do Brasil.

A Caixa paga o PIS através de Crédito em conta corrente, conta poupança ou poupança social digital. Quando não é possível o crédito do benefício em conta, o valor é disponibilizado na plataforma Social da instituição financeira (agências, lotéricos, autoatendimento e Caixa Aqui), neste caso você deve estar de posse do Cartão Cidadão. A data pode ser confirmada na Carteira Digital de Trabalho.

Em relação aos servidores públicos que recebem o PASEP e são correntistas do Banco do Brasil têm seu benefício creditado diretamente em sua conta corrente. Para as pessoas que indicaram junto ao BB uma conta em outro banco, o pagamento ocorrerá via TED e será creditado na conta informada. Nos demais casos, o abono Pasep pode ser sacado em qualquer agência do Banco do Brasil

Para receber o abono salarial é preciso cumprir os seguintes requisitos:

Trabalhar com carteira assinada durante pelo menos 30 dias no ano anterior ao benefício;

Estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;

Ter recebido até dois salários mínimos por mês, em média. Caso não tenha trabalhado o ano inteiro, o cálculo é feito de forma proporcional;

Ter seus dados informados pelo seu empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

O calendário de pagamento leva em consideração o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

4 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

9 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

11 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

17 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

17 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

17 horas ago