Empresas do grupo:

Início » PIS poderá ser liberado em caráter emergencial assim como aconteceu com o FGTS

PIS poderá ser liberado em caráter emergencial assim como aconteceu com o FGTS

por Jorge Roberto Wrigt
3 minutos ler
pis

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) propõe pagar durante a pandemia o valor de um salário mínimo do abono salarial mesmo para quem não trabalhou o ano inteiro.

Publicado na quinta-feira, 18 de junho, o IPEA propõe o pagamento emergencial do abono salarial PIS durante a crise criada pelo novo coronavírus. O abono salarial é pago de forma integral para quem trabalhou durante 12 meses no ano base. Para quem trabalhou apenas 30 dias, receberá um proporcional de 1/12 avos pelo mês trabalhado.

Na verdade, o IPEA está propondo a extinção desta regra para garantir o teto do benefício a todos os trabalhadores que cumprem com as condições para receber.

Sendo que cerca de 80% das pessoas que recebem o benefício fazem parte do setor de serviços, um dos mais prejudicados pela crise, eles são vendedores do comércio em lojas e mercados, ou fazem parte da produção de bens e serviços industriais e de serviços administrativos.

Portanto, o pagamento do abono salarial para todos os trabalhadores que têm direito, sem considerar o tempo proporcional trabalhado.

O economista Sandro Pereira afirma:

“Beneficiaria, em especial, famílias de renda mais baixa, que recebem entre um e 1,5 salário mínimo. A expectativa é de que o repasse desses recursos aos trabalhadores ative a economia local, o pequeno comércio, a demanda por produtos e serviços. Isso poderia ser um fator a mais para auxiliar na redinamização da economia brasileira.”

Quanto seria destinado a mais para o abono PIS emergencial?

Pelas regras atuais, todo ano são destinados aproximadamente R$ 20 bilhões, cerca de 0,3% do PIB (Produto Interno Bruto), para pagamento do abono salarial distribuído entre 20 milhões de brasileiros.

Cerca de R$ 5 bilhões seriam acrescidos no total das transferências para o programa de abono salarial, caso o governo aceitasse a proposta dos pesquisadores. Segundo os pesquisadores explicaram que não seria necessário o governo gastar verbas extras para implantar a mudança.

Sandro Pereira explicou que os trabalhadores teriam garantido um salário mínimo de abono total em 2021, pois a proposta inclui tanto trabalhadores que receberão o benefício neste ano, como no ano que vem.

Quem tem direito de receber o abono salarial PIS?

Nem todos os trabalhadores formais recebem o abono salarial do PIS para ter direito ao benefício será necessário se enquadrar nas seguintes condições:

  • É necessário que o trabalhador esteja cadastrado no PIS pelo menos cinco anos;
  • Ter exercido atividade formal remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Os dados foram informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More