Empresas do grupo:

Início » PIX: Arrecadação é iniciada pela Receita Federal e o Banco do Brasil

PIX: Arrecadação é iniciada pela Receita Federal e o Banco do Brasil

por Esther Vasconcelos
3 minutos ler
Fonte: Google

Todas as empresas que declararam créditos e débitos tributários estão autorizadas a quitar as dívidas com o Fisco através do PIX, o novo sistema de pagamentos instantâneos promovido pelo Banco Central (BC). 

Diante de uma parceria junto ao Banco do Brasil, a Receita Federal tem adaptado o recolhimento dos tributos por meio da nova tecnologia, a qual foi lançada na segunda quinzena do mês de novembro e tem proporcionado a execução de transferências bancárias em até dez segundos. 

Por isso, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), principal documento de arrecadação do Governo Federal, terá um novo modelo de arrecadação. 

De agora em diante, ele passará a ter um Qr Code, uma versão mais evoluída do famoso código de barras, o qual permitirá que o pagamento seja efetuado via PIX.

Portanto, basta que o contribuinte abra o aplicativo do respectivo banco, ative o PIS e aponte o celular para o código, o qual será lido rapidamente pela câmera do celular. 

A princípio, a novidade está disponível apenas para as empresas que são obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e de Créditos Tributários Federais, Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Superintendência da Receita Federal, em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Entretanto, a Receita Federal também ampliará o PIX para os demais modelos de empregadores em breve. 

Neste mês, o Fisco informou que o QR Code do PIX já será integrado ao Documento de Arrecadação do eSocial, utilizado por empregadores domésticos e que registra cerca de um milhão de pagamentos por mês. 

Do mês de janeiro em diante, a novidade será estendida ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), usado por nove milhões de Microempresas (ME), Microempreendedores Individuais (MEI) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). 

Na oportunidade, a Receita Federal ainda informou que, no decorrer do ano de 2021, todos os documentos de arrecadação sob a gestão do órgão, terão o QR Code do PIX integrado aos pagamentos. 

O órgão ainda acrescentou que, cerca de 320 milhões de pagamentos por ano são feitos através de documentos emitidos pelo Fisco. 

Vale mencionar também, que no mês de novembro, o Tesouro Nacional lançou o PagTesouro, uma plataforma digital de pagamentos integrada ao PIX. 

Essa ferramenta dispensa a emissão da Guia de Recolhimento à União (GRU) e possibilita a realização de transferências instantâneas à conta única do Tesouro pelo PIX, além de também aceitar pagamentos feitos mediante cartão de crédito. 

Por Laura Alvarenga

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More