Um novo ano se aproxima e com ele também estão previstas algumas mudanças, principalmente referentes à forma de pagamento dos documentos de arrecadação da Receita Federal.
Isso porque o órgão e o Banco do Brasil estabeleceram um acordo que libera o pagamento do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) por meio do sistema PIX, criado pelo Banco Central.
Assim, as empresas que declaram débitos e créditos tributários terão uma nova opção de pagamento para quitar as contas com o Fisco.
Então, se você possui uma empresa e se interessou nesta nova forma de pagamento, veja o que é o PIX e como pagar o DARF através da plataforma.
O que é o PIX
Atualmente, esse é o principal assunto na hora de efetuar o pagamento ou transferência de dinheiro.
Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é o PIX e como usá-lo.
Então, saiba que se trata de uma nova ferramenta de pagamentos instantâneos que foi lançada em novembro pelo Banco Central.
Através do PIX, é possível fazer transações financeiras de forma rápida, utilizando apenas os aplicativos que são disponibilizados por seu banco.
Desta forma, toda a movimentação garante uma experiência virtual ao usuário, pois é feita pelo celular de forma simples e rápida.
Para isso, é possível utilizar as chaves PIX cadastradas nos aplicativos e que liberam a movimentação de valores, pagamentos de boletos e contas.
Podem ser cadastradas as seguintes informações como chaves:
- CPF ou CNPJ;
- Número de celular;
- E-mail;
- Sequência aleatória (EVP).
A compensação da transação é imediata, o que garante ainda segurança aos usuários.
Pagamento DARF
O DARF é considerado o principal documento de arrecadação do governo federal, e poderá ser pago através do QR Code, que se trata de um código com as informações da guia de pagamento.
Desta forma, a Receita Federal informou que o contribuinte deverá acessar o aplicativo do banco, ativar o PIX e fazer a leitura do código que constará nas guias de pagamento.
O QR Code, podendo ser gerado dois tipos:
- QR Code estático que pode ser usado para diversas transações e que possuem o mesmo valor ou informações de recebimento;
- QR Code dinâmico que é exclusivo para cada tipo de transação, com valores e informações diferentes.
Por hora, essa opção de pagamentos somente está disponível para uso das empresas que são obrigadas a fazer a Declaração de Débitos e de Créditos Tributários Federais, Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).
Além disso, o pagamento do documento de arrecadação do eSocial de empregadores domésticos, também foi liberado através do novo sistema de pagamentos instantâneos.
Outras empresas
A expectativa é de que em 2021 o documento de arrecadação do Simples Nacional para as microempresas, também seja liberado para ser pago através desta modalidade.
O MEI (microempreendedor individual), por exemplo, poderá efetuar o pagamento da contribuição mensal que é feita pelo DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) por meio do PIX.
Segundo informações da Receita Federal, em torno de 320 milhões de pagamentos referentes a documentos do Fisco são feitos por ano, desta forma, a intenção da Receita Federal é de que até o final de 2021 todos os documentos de arrecadação possam ser pagos através do PIX.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Por Samara Arruda