Fonte: Google
Um novo ano se aproxima e com ele também estão previstas algumas mudanças, principalmente referentes à forma de pagamento dos documentos de arrecadação da Receita Federal.
Isso porque o órgão e o Banco do Brasil estabeleceram um acordo que libera o pagamento do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) por meio do sistema PIX, criado pelo Banco Central.
Assim, as empresas que declaram débitos e créditos tributários terão uma nova opção de pagamento para quitar as contas com o Fisco.
Então, se você possui uma empresa e se interessou nesta nova forma de pagamento, veja o que é o PIX e como pagar o DARF através da plataforma.
Atualmente, esse é o principal assunto na hora de efetuar o pagamento ou transferência de dinheiro.
Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é o PIX e como usá-lo.
Então, saiba que se trata de uma nova ferramenta de pagamentos instantâneos que foi lançada em novembro pelo Banco Central.
Através do PIX, é possível fazer transações financeiras de forma rápida, utilizando apenas os aplicativos que são disponibilizados por seu banco.
Desta forma, toda a movimentação garante uma experiência virtual ao usuário, pois é feita pelo celular de forma simples e rápida.
Para isso, é possível utilizar as chaves PIX cadastradas nos aplicativos e que liberam a movimentação de valores, pagamentos de boletos e contas.
Podem ser cadastradas as seguintes informações como chaves:
A compensação da transação é imediata, o que garante ainda segurança aos usuários.
O DARF é considerado o principal documento de arrecadação do governo federal, e poderá ser pago através do QR Code, que se trata de um código com as informações da guia de pagamento.
Desta forma, a Receita Federal informou que o contribuinte deverá acessar o aplicativo do banco, ativar o PIX e fazer a leitura do código que constará nas guias de pagamento.
O QR Code, podendo ser gerado dois tipos:
Por hora, essa opção de pagamentos somente está disponível para uso das empresas que são obrigadas a fazer a Declaração de Débitos e de Créditos Tributários Federais, Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).
Além disso, o pagamento do documento de arrecadação do eSocial de empregadores domésticos, também foi liberado através do novo sistema de pagamentos instantâneos.
A expectativa é de que em 2021 o documento de arrecadação do Simples Nacional para as microempresas, também seja liberado para ser pago através desta modalidade.
O MEI (microempreendedor individual), por exemplo, poderá efetuar o pagamento da contribuição mensal que é feita pelo DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) por meio do PIX.
Segundo informações da Receita Federal, em torno de 320 milhões de pagamentos referentes a documentos do Fisco são feitos por ano, desta forma, a intenção da Receita Federal é de que até o final de 2021 todos os documentos de arrecadação possam ser pagos através do PIX.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Por Samara Arruda
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…