Fique Sabendo

PIX: Qual será o impacto do novo sistema de pagamentos sobre o agronegócio?

O PIX, novo sistema de pagamentos que deve revolucionar os meios eletrônicos, começa a funcionar no Brasil no próximo dia 16 de novembro.

A novidade, desenvolvida pelo Banco Central, incentivará a competição entre os bancos, contribuindo para a digitalização dos pagamentos e o fim do papel- moeda. E também promete impactar positivamente o setor do agronegócio.

O QUE É O PIX?

O PIX é um sistema de pagamentos instantâneo, que vai funcionar 24h por dia, 7 dias da semana, 365 dias por ano, sem tarifas – pelo menos não para a pessoa física.

Segundo a professora de Economia e coordenadora do Núcleo de Estudos da Conjuntura Econômica da FECAP, Nadja Heiderich, o PIX promete trazer maior agilidade às transações financeiras e aos pagamentos.

“O PIX vai reduzir o custo ao pagador e ao recebedor, fazendo com que a gente não precise mais andar com troco, uma vez que o pagamento pode ser realizado no mesmo momento da transação. E o recebimento acontece em torno de 10 segundos, ou até menos, na transferência de uma conta para outra”.

BENEFÍCIO PARA O AGRO

Segundo a especialista, no caso do agronegócio, o PIX também vai servir para agilizar os pagamentos em diversas situações.

“Na feira, o feirante vai poder realizar o pagamento instantaneamente ao seu fornecedor, trazendo mais segurança de fluxo de caixa para os pequenos produtores.

Não só o feirante para produtor, mas consumidor para o feirante. Trará mais agilidade e praticidade em termos desses pagamentos”.

O PIX também pode beneficiar pequenos produtores que dependem de uma renda imediata e não estão tão acostumados com as transações digitais. “Nas áreas rurais, a quantidade de agências bancárias é menor e de acesso mais difícil.

De maneira digital, os produtores poderão realizar pagamentos e ter recebimentos de forma mais rápida, fazendo um fluxo de caixa mais controlado, dado que ele depende dessa renda mais imediata”, exemplifica.

Além disso, quando houver necessidade, o produtor poderá realizar transações para obter insumos de maneira mais rápida.

Contudo, a princípio, por conta das limitações de conectividade para usar a ferramenta no campo, algumas dificuldades poderão ser encontradas.

“A conexão de fato ainda é um problema nas áreas rurais do Brasil, mas a pandemia acelerou o processo de digitalização.

Vários produtores têm investido em soluções de tecnologia. Existe também um movimento das operadoras de telefonia para investir em maior tecnologia para acesso a áreas rurais, diante dessa nova realidade e demandas surgidas por conta do distanciamento.

Mas o PIX também tem soluções off-line, e o produtor pode gerar um QR code e enviar para o consumidor, para esse realizar o pagamento on-line. O Banco Central ainda estuda o pagamento ser realizado off-line, mas o recebimento ocorrer on-line”.

Nadja finaliza dizendo que o sistema PIX virá, de fato, para revolucionar o sistema de pagamento no Brasil.

“Você não precisa mais esperar para realizar um TED ou um DOC. Como ele é instantâneo, você não precisa mais da necessidade de dinheiro físico.

Na corrida para atender o consumidor, as instituições financeiras vão tentar trazer mais benefícios para o consumidor final, o que vai gerar uma melhora da qualidade dos serviços financeiros prestados, maior poder de escolha do consumidor e menor custo”, conclui.

Por Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Consulta ao PIS/Pasep 2025 liberada HOJE. Veja onde conferir!

A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…

40 minutos ago

5 Alternativas de Empréstimos Sem Comprovação de Renda e Análise de Crédito

Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…

1 hora ago

Corinthians Propõe Plano de Pagamento de Dívidas e Busca Estabilidade Financeira e Fiscal

O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…

2 horas ago

MEI 2025: entenda o limite de faturamento para não ser excluído

Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…

2 horas ago

Alerta: Benefício do INSS pode ser Suspenso por falta de Saque, Entenda!

Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…

2 horas ago

Dirbi: 45 Novos Benefícios Fiscais na Mira da Receita Federal

A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…

2 horas ago