Empresas do grupo:

Início » Pix: Saiba como cadastrar sua chave no Caixa Tem

Pix: Saiba como cadastrar sua chave no Caixa Tem

por Wesley Carrijo
5 minutos ler
Fonte: Google

Se você utiliza os recursos da poupança social digital (Caixa Tem) disponibilizada pela Caixa Econômica Federal, saiba que também é possível cadastrar suas chaves Pix e ter acesso à todas as funcionalidades da nova forma de pagamento instantâneo que foi criada pelo Banco Central. 

Isso porque a poupança onde são depositados os recursos sociais está habilitada para que os beneficiários também tenham a oportunidade de fazer um Pix.

Mesmo que a liberação das transações somente aconteça a partir da próxima semana, é possível fazer o cadastro das chaves no Caixa Tem de uma forma bem fácil: direto no celular ou no seu computador. 

Para te ajudar a se cadastrar, preparamos um passo a passo com as principais informações do Pix. 

O que é o Pix?

O Pix é uma nova forma de fazer pagamentos e receber quantias em dinheiro e até recolhimento de impostos e taxas de serviços.

Está disponível para todos os brasileiros (pessoa física e jurídica).

Esse sistema foi apresentado em fevereiro deste ano pelo Banco do Brasil. 

Durante as últimas semanas, alguns clientes de instituições bancárias participaram de testes para verificar o funcionamento do sistema, que será lançado oficialmente no dia 16.

Vale ressaltar que esse serviço é gratuito e futuramente, a intenção é de que o sistema seja substituto dos tradicionais boletos bancários, TED, DOC. 

Dentre seus benefícios está a utilização em qualquer dia e horário da semana, sendo efetivados os pagamentos em até dez segundos.

Desta forma, as transações poderão ser feitas de quatro formas diferentes:

  • QR Code (estático ou dinâmico): poderá ser usado nas transações e permitirá que o usuário defina um valor fixo. 
  • Links gerados no smartphone,
  • Utilização das chaves.

O que é chave do Pix?

Para aproveitar todos os benefícios do Pix, o usuário do Caixa Tem deve cadastrar as suas chaves que funcionam para identificar as contas em uma transação.

Assim, não é preciso informar digitar agência, conta, banco e CPF ou CNPJ para fazer transações. 

Podem ser cadastradas até cinco chaves no Caixa Tem, mas caso você tenha outras contas também é possível cadastrar outras chaves, no entanto, elas não podem ser repetidas. 

Dentre as informações que podem ser utilizadas como chaves estão quatro opções, são elas: 

  • CPF;
  • Endereço de e-mail;
  • Telefone;
  • Chave aleatória (letras e números que são gerados pelo Banco Central).

Onde cadastrar?

Na tela inicial do Caixa Tem busque pela opção do Pix e escolha qual informação será utilizada como chave.

Faça a confirmação na opção “sim, estou de acordo” e a partir disso, guarde a sua informação que será utilizada nas transações através do Caixa Tem. 

Feito isso, para receber valores no Caixa Tem, você precisará apenas informar qual a chave cadastrada no Caixa Tem ao pagador.

Os pagamentos instantâneos podem ser utilizados em transações/transferências:

  • De pessoa para pessoa;
  • De pessoas e empresas para entes governamentais;
  • De pessoa para estabelecimentos comerciais;
  • De empresas para pessoas visando o pagamento de salários e benefícios sociais;
  • De empresa para empresa, visando o pagamento a fornecedores;

Vale lembrar que o cadastro das chaves não é obrigatório e se você preferir, pode continuar fazendo as transações normalmente, informando os dados do recebedor e da conta bancária para pagamento como faz hoje ao efetuar uma TED ou DOC.

Caixa Tem 

A poupança social digital movimentada via Caixa Tem foi criada pela Caixa Econômica para pagar três benefícios aos brasileiros: o Auxílio emergencial; o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) e o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) emergencial. 

A plataforma utilizada durante a pandemia no intuito de evitar aglomeração de pessoas e possibilitar o acesso às informações de uma forma mais simples, pode se tornar permanente pela quantidade de pessoas que utilizam seus recursos, segundo analisa a instituição financeira, no entanto, ainda não há confirmações sobre isso. 

Por Samara Arruda 

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More