No dia 11, a Kaspersky, empresa de segurança digital identificou uma mensagem que circulava afirmando ser encaminhada por operadoras de crédito que ofereciam descontos para pagamentos de faturas com o sistema de pagamento instantâneo.
As mensagens encaminhadas via SMS tinham como objetivo enganar os usuários dos serviços de crédito que se interessassem em obter descontos em suas faturas.
Falso benefício
O texto que tem enganado centenas de brasileiros, chega na caixa de mensagens dos celulares alegando ser a respectiva emissora ou administradora do serviço de crédito contratado pelo indivíduo.
Para usufruir do benefício, o indivíduo deverá acessar um site onde um formulário com dados bancários é disponibilizado para preenchimento.
Neste suposto documento são informados os dados do cartão de crédito da vítima, CPF, os últimos números do cartão e o valor da fatura que será “paga”.
Quando os dados são completamente preenchidos, a vítima é redirecionada para uma página onde uma chave PIX é disponibilizada, o aparente desconto da fatura só será deduzido caso o indivíduo efetue o pagamento do valor requerido via PIX.
Fraudes utilizando o nome de operadoras telefônicas
Em julho deste ano, foi identificada outra fraude em circulação, dessa vez os golpistas assumiam a identidade de operadoras telefônicas. Ao invés de descontos na fatura do cartão de crédito, as deduções ocorreriam na fatura das contas de celulares.
Em muitos dos casos, a chave PIX já era encaminhada no corpo do texto da mensagem veiculada. Os golpes e fraudes via SMS ocorrem a muitos anos em território brasileiro, o novo método de pagamento tem se tornado o favorito dos criminosos.
Segundo Fábio Assolini, acionista sênior da Kaspersky no Brasil, “isso ocorre desde o lançamento do sistema, mas agora os golpistas estão se valendo dessa popularidade para aplicar golpes usando a engenharia social e phishing.”
Sendo assim, os criminosos tentam criar falsas mensagens, que aparentem veicular informações autenticas. O phishing trata dos sites fraudulentos criados com formulários para que as vítimas preencham suas informações e dados pessoais.
Não caia nos golpes
Atualmente, os criminosos conseguem enviar as mensagens de textos através de números curtos, bem-parecidos com os utilizados pelas reais instituições e entidades. Os golpistas conseguem enganar as pessoas através de detalhes simples como estes.
O especialista da Kaspersky alerta que alguns criminosos conseguem utilizar o mesmo número da empresa real. Assim, as mensagens fraudulentas acabam se misturando com as informações reais que já haviam sido enviadas para a vítima.
Para se prevenir, é recomendado buscar sempre manter-se a par dos canais oficiais de cada entidade e instituição contratada. Buscar verificar a autenticidade das supostas promoções também é útil para não cair nos golpes.
Caso a SMS contenha algum link, busque comparar ao utilizado oficialmente pela empresa onde os serviços foram contratados. Se as dúvidas persistirem, entre em contato pelo número oficial da instituição e verifique se a SMS foi encaminhada pelos canais da entidade.
Os números e canais de atendimento verdadeiros podem ser encontrados na web.