Em fevereiro de 2020, o Banco Central (BC) lançou em coletiva de imprensa o chamado PIX, um novo formato de pagamentos caracterizado como pagamentos instantâneos. Este novo formato estará disponível no Brasil em novembro de 2020.
Veja neste post o que é, como funciona o PIX e todos os detalhes sobre este método de pagamento.
Conforme o próprio Banco Central, o método PIX consiste em transferências monetárias que ocorrem em tempo real e que o serviço está disponível durante 24 horas por dia, todos os dias do ano, inclusive finais de semana e feriados.
Essas transferências não necessitam de intermediários. Isto é, o débito ocorre diretamente na conta do pagador e credita diretamente na conta do recebedor.
Basicamente, a criação do PIX tem o objetivo de aumentar a competitividade e eficiência do ecossistema brasileiro de pagamentos de varejo.
Com o PIX será possível realizar pagamentos independentemente do horário e dia. Ou seja, poderá ser feito em feriados e finais de semana e sua liquidação ocorrerá em, no máximo, 10 segundos. Uauu!!
Veja o infográfico abaixo, reproduzido do site do Banco Central, e entenda melhor:
Poderão ser efetuados pagamentos de qualquer tipo e valor no PIX, incluindo:
Um dos objetivos do BC é aprimorar a experiência, tanto dos pagadores quanto dos recebedores. Sendo assim, a realização de um pagamento instantâneo – PIX deve ser fácil, simples e intuitiva.
Como resultado, os pagadores poderão efetuar seus pagamentos por três formas diferentes:
Antes de pontuarmos os benefícios, é importante ressaltar que o PIX irá fomentar a competitividade entre as instituições financeiras e vai estimular a entrada de fintechs. Este estímulo é fundamental para que melhores serviços e preços sejam disponibilizados para o cliente final.
Além disso, confira abaixo os principais benefícios do PIX:
Agora, além do PIX, temos dois principais tipos de transferências disponíveis no sistema de pagamento brasileiro, são eles:
DOC – Que significa “Documento de Ordem de Crédito”. É um tipo de pagamento que possibilita a transferência monetária entre pessoas e empresas. Porém esse formato possui algumas características:
TED – Que significa “Transferência Eletrônica Disponível”. Foi criada em 2002 pelo pelo Bacen, por meio da Circular N° 3.115. Este tipo de pagamento é mais flexível e possui características diferentes do DOC:
Para consultar todos os preços cobrados por cada instituição financeira, acesse o site da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e selecione a instituição desejada.
Acima de tudo, as transferências serão feitas diretamente da conta do pagador para o recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que proporciona custos menores sobre a transação.
Conforme o BC, é obrigatório que o PIX seja gratuito para pessoas físicas, mas no caso de pessoas jurídicas é permitida a cobrança de tarifas.
As instituições financeiras ou de pagamentos que tiverem mais de 500 mil contas de clientes ativas deverão obrigatoriamente disponibilizar todas as funcionalidades para seus clientes. Porém as demais instituições poderão solicitar a participação do PIX. Confira aqui as instituições que estão em processo de adesão.
O BC tem reforçado a importância da marca criada pela própria autarquia. Isso se deve à preocupação de que não tenha equívocos nos pagamentos e transferências, dessa forma, o principal motivo da identidade visual criada.
Portando, vale ressaltar que o PIX não é um aplicativo. Ele é um meio de pagamento, assim como boleto, TED e DOC. Aprenda aqui como organizar seus pagamentos!
Origial por Conube
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…