News Yahoo

PL prevê devolução em dobro de Auxílio Emergencial indevido

Atualmente, tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (PL nº 1925/22) que prevê a devolução de valores recebidos indevidamente através do Auxílio Emergencial. Em suma, as pessoas enquadradas no grupo de beneficiários irregulares podem devolver as quantias voluntariamente, todavia, se não o fizerem a penalização pode ser mais grave. 

Nesta linha, na ausência da devolução voluntária, o beneficiário pode ser obrigado a restituir os valores por ato administrativo ou processo judicial. Acontece que neste caso, a quantia a ser restituída será dobrada, ou seja,  tudo que o que a pessoa recebeu indevidamente, deverá ser pago em dobro aos cofres públicos. 

Para um melhor entendimento, o Auxílio Emergencial indevido trata dos benefícios que foram repassados a quem não atendia aos requisitos do programa, logo não teria direito de recebê-lo. Sendo assim, quem pediu o provento na época, ocultando informações ou repassando dados falsos, pode ser obrigado a devolver os valores irregulares, mediante a aprovação do projeto. 

Segundo levantamento do TCU de 2021, citado pelo autor do PL, deputado Charles Fernandes (PSD-BA), cerca de 7 milhões de pessoas foram contempladas pelo benefício indevido. Os prejuízos aos cofres públicos terão sido de R$ 54 bilhões. 

Aliás, uma das proibições, descrita na lei inclusive, diz que o beneficiário não poderá receber o auxílio de natureza assistencial e social, caso estivesse recebendo algum benefício previdenciário (aposentadoria, auxílio-doença, etc.). Diante disso, o PL prevê que as quantias pagas indevidamente poderão ser descontadas diretamente da folha do INSS nestes casos. 

Como anteriormente dito, o texto ainda passa por análise dos deputados federais. Lembrando que para um PL começar a valer, ele precisa ser aprovado em ambas as casas do Congresso Nacional (Câmara e Senado) e por fim receber a sanção presidencial.  

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

7 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

10 horas ago