Planejamento de marketing: Fator importante para quem deseja ter crescimento no negócio

Sempre que um empreendedor começa a sua própria empresa, o primeiro passo que se deve ter em mente é montar o plano de negócios, pois é por meio dele que será possível trilhar o melhor caminho e se preparar para as possíveis mudanças e dificuldades.

No entanto, vale ressaltar que ele deve contemplar também o planejamento de marketing, fator fundamental para auxiliar no crescimento do negócio e aumento das vendas.

Para quem precisa criar o seu próprio planejamento de marketing, a Gofind, primeiro localizador de produtos omnichannel do Brasil, lista seis dicas. 

Público-alvo

Esse é, sem dúvida, o primeiro passo para um planejamento de marketing de sucesso. Por mais que você deseje atingir pessoas diferentes com o seu produto ou serviço, é primordial que tenha em mente qual o seu público-alvo.

Afinal, quem quer agradar a todos, acaba não agradando ninguém, não é mesmo? É necessário definir a sua ‘persona’ ideal para saber onde concentrar as ações de marketing. 

Geomarketing

Depois de definir a sua persona ideal, as campanhas de marketing devem ser focadas na geolocalização do seu público.

Não adianta o seu produto ou serviço ser divulgado para pessoas que, por exemplo, ainda não tenham acesso; a divulgação não pode ser feita em massa, ela precisa ser estratégica para atingir o cliente certo, no momento certo. 

Mais conhecido como estratégia de buscas locais, o Local Search irá te ajudar a aproveitar os termos de busca do Google, ou seja, as palavras-chave, para aumentar a relevância do seu negócio nas páginas de resultado.

Isso é extremamente importante, já que estudos apontam que mais de 80% das pessoas não chegam sequer a pesquisar na segunda página dos resultados do Google. Para estar em destaque na primeira página, utilize estratégias de SEO. 

Redes sociais

Poucos lugares proporcionam tanto a interação das pessoas com as marcas quanto as redes sociais. Elas são um canal criado exatamente com esse objetivo: comunicação, influência e diálogo.

Assim, ter uma página nas principais redes sociais onde o seu público se encontra tornou-se indispensável: seja para promover suas ações e conteúdos, seja para que as pessoas conheçam mais detalhes da sua empresa.

E-mail marketing

Ao contrário do que muitas pessoas falam, o e-mail marketing não morreu. Ele  continua sendo um dos maiores aliados que uma empresa pode ter na sua estratégia de marketing, devendo ser utilizado como método de fortalecimento da marca, aumento das vendas, comunicação com clientes e para conquistar potenciais clientes. 

Análise e mensuração de dados

Essa é uma etapa fundamental para a melhoria contínua do planejamento de marketing. Métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem e devem ser analisadas em tempo real.

Assim, as empresas podem identificar falhas rapidamente, colocando melhorias em prática. 

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

10 horas ago