Planejamento estratégico é o conjunto de estratégias e esforços que o escritório deve fazer com seus recursos (humanos, financeiro, tecnológicos e serviços) para alcançar seu objetivo.
Por que fazer um planejamento estratégico no seu escritório contábil?
A resposta é: porque o planejamento é o instrumento que mostrará a direção do seu negócio. Quando você faz um planejamento estratégico, você e toda a equipe do escritório sabem exatamente onde querem chegar, e, principalmente, priorizam as estratégias e ações direcionadas a atingir este objetivo principal. Ele deve ser feito com base na missão e valores do escritório, envolvendo e compartilhando com toda a equipe.
Com o planejamento estratégico, fica bem claro para todos no escritório qual o caminho paracrescer e se diferenciar no mercado, e dar longevidade ao negócio.
O resultado disso é muito foco, redução de desperdício de investimento em ações que não são prioritárias e acompanhamento da evolução do escritório baseado em metas e indicadores.
Além disso, com o planejamento, o escritório cria uma identidade, pois todas as suas ações e investimentos serão motivadas por um objetivo único e comum a toda a equipe.
Não existe uma regra da melhor época para se fazer um planejamento. Você pode terminar de ler este post, baixar este infográfico e fazê-lo agora!
Por senso comum, as empresas acabam fazendo a revisão do planejamento ao final do ano, para combinar com o fechamento do exercício contábil e projeção de orçamentos. Independente disso, o importante é revisá-lo constantemente, para acompanhar os movimentos do seu mercado.
Para ajudá-lo, preparamos este infográfico com os 9 passos para fazer um planejamento estratégico que levará o seu escritório contábil ao sucesso! Confira:
Baixe o infográfico completo no botão abaixo:
Postado por:
Marcelo dos Santos
CGO – ContaAzul
Formado em Ciência Contábeis, Marcelo dos Santos tem MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Ganhou diversos prêmios como o Marketing Company on Technology Marketing e Grandes Sacadas de Marketing. Atualmente, é Chief Growth Officer (CGO) da ContaAzul.
[useful_banner_manager banners=21 count=1]