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Você já imaginou que bom seria ter em mãos um mapa para conduzir sua empresa? Estabelecer metas, saber como fará para alcançá-las e em quanto tempo, são alguns dos componentes para um planejamento estratégico de eficaz para sua empresa.
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 25% dos empreendedores brasileiros fecham suas empresas nos primeiros anos devido à falta de gestão. Segundo o consultor de empresas, Wagner Suzuki, o planejamento é “uma das melhores ferramentas para o futuro do seu negócio”. Isso porque sem um plano de ação, é difícil saber qual o direcionamento do seu negócio.
O planejamento estratégico ajuda empresas a definirem metas claras e traçar o melhor caminho a ser seguido para o seu negócio. “Fazer esse exercício é essencial para a prosperidade do seu negócio, pois assim você conseguirá visualizar as etapas que deverá seguir em breve. E acredite, isso fará toda a diferença”, diz Wagner.
O consultor completa que fazer o planejamento a cada semestre é essencial para facilitar a jornada rumo aos objetivos da sua empresa: “acredite, isso irá facilitar muito a sua vida no longo prazo. Porque no dia-a-dia corrido do empreendedor é muito difícil parar, analisar e tomar a melhor decisão sobre os próximos passos do seu negócio.”
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1 – Primeiro de tudo, você deve analisar quais foram os erros e acertos que ocorreram no seu negócio nos últimos meses, e verificar quais atitudes você poderia ter tomado para diminuir esses erros.
Essa primeira etapa é importante para você aprender com os erros do passado e não cometê-los novamente.
2 – Depois disso vem a parte mais importante do planejamento estratégico: a definição dos objetivos a serem alcançados em breve.
Essa é a etapa mais importante porque é impossível saber o caminho que você irá seguir se você não sabe aonde quer chegar.
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3 – A próxima etapa é criar um plano de ação, ou seja, definir quais serão as estratégias utilizadas para atingir os objetivos traçados no espaço de tempo determinado.
Essa é a etapa mais trabalhosa, e para fazer isso você poderá fazer uma pesquisa do mercado e/ou dos seus clientes, examinar os pontos fortes e fracos do seu negócio, entre outras coisas.
4- Comece agora. Já estamos em dezembro, daqui a pouco vem janeiro e todo mundo acaba largando tudo para o ano que vem, mas é aí que está o diferencial. Não dá para esperar começar 2024 para você querer planejar, e o ano mal começa e já vem o carnaval. Logo, já acabou o primeiro semestre e você não fez nada pelo seu negócio.
Final de ano é o momento perfeito para refletir e planejar o ano seguinte. E quando se trata de negócios, um bom planejamento estratégico pode ser a chave para um ano repleto de sucesso e crescimento.
É uma forma de garantir que sua empresa esteja alinhada com seus objetivos e tenha uma visão clara do que deseja alcançar.
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