Negócios

Planejamento: Fundamental para o sucesso de todo empreendedor

Todos os empreendedores dizem que é preciso ter planejamento.

O fim e o começo do ano são os períodos em que, normalmente, as empresas traçam estratégias.

Mas como planejar algo num cenário tão instável? É preciso tentar prever diferentes cenários, desde o mais otimista até o mais pessimista? 

Uma dica é fazer planejamentos mais curtos (para um semestre, trimestre ou bimestre). O que mais tem sido difícil para os empresários nesse quesito? É preciso estar muito bem informado para saber como se programar melhor? 

Planejamento é fundamental para o sucesso de todo empreendedor. No ambiente desafiador e incerto em que vivemos, é preciso ter alta capacidade de adaptação, agilidade e atenção máxima aos detalhes.  

O planode ação, como é conhecido o planejamento anual na área do empreendedorismo, deve ser levado a sério.

As metas e os bônus dos executivos devem ser apurados conforme atingimento do plano e, segundo o cronograma da empresa, o plano de ação deve ser finalizado num determinado período, com uma reunião entre CEO, executivos e sócios.  

Designed by @yanalya / Freepik

Sempre busco um planejamento conservador-otimista. Há um conflito saudável: o interesse dos sócios de ter os melhores resultados possíveis, defendendo um plano de ação bastante desafiador. 

Paralelo a isso, não podemos fazer algo impossível de ser alcançado, que desmotive os executivos e impossibilite o alcance das metas e da participação sobre lucros e resultados (PLR).

As empresas devem ser meritocráticas, inovadoras e com alta capacidade de adaptação às adversidades impostas. 

Como medida para enfrentar o cenário pandêmico, é importante adotar uma revisão mais frequente do planejamento. 

Essa revisão – chamada de tendência – pode ser feita a cada dois meses, por exemplo. A tendência é a atualização do plano de ação com base no que foi vivido pela empresa, sempre mantendo o pactuado entre sócios e executivos.  

É preciso estar atento aos detalhes a todo instante, seguindo o plano estratégico. É no detalhe que se ganha ou se perde o jogo. 

Por Vitor Macaferri Del Santo é CEO na Lumy Incorporadora

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

5 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

6 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

7 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

9 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

10 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

11 horas ago