News Yahoo

Planejar a aposentadoria na atualidade

Os planos para a aposentadoria são de extrema importância quando consideramos o atual cenário econômico mundial. Hoje, mais do que nunca, devido à precariedade das economias, é importante que se pondere sobre quais são as melhores formas de garantir um futuro mais estável nos anos vindouros.


As próprias dinâmicas e formas de vida da atualidade fazem com que a questão das reformas passe a estar na ordem do dia. Os millennials parecem começar a olhar para a aposentadoria como uma oportunidade para gozar a vida, libertando-se das antiquadas noções que ligavam a reforma a situações de debilidade física ou à terceira idade.
A preparação para contingências eventuais e a preparação para viver anos mais plenos depois de alguns anos de trabalho parece ser parte do pensamento dos jovens de hoje e, por isso mesmo, planejar a aposentadoria, atualmente, é uma experiência distinta e que exige um conjunto estruturado de elementos fundamentais.
Hoje, através de algumas questões essenciais, olhamos para alguns dos elementos a se ter em conta no planejamento da aposentadoria.

1.Com que idade pretende se aposentar?
Antigamente, a idade da reforma era uma questão mais linear mas, hoje, existem pessoas com objetivos bem distintos, que avançam com novas formas de viver a vida profissional e a reforma.
Hoje, encontramos pessoas que recusam a ideia de vir a se aposentar, e pessoas que pretendem se aposentar de forma altamente antecipada, face à norma. Exemplo desta última situação é o movimento FIRE (Financial Independence Retire Early), destinando-se este a quem pretende angariar fundos elevados em curtos períodos de tempo, para poder fazer uma reforma antecipada, que permita uma vida mais tranquila, sem dificuldades e com tempo para o lazer.
Saber a idade com a qual quer aposentar-se é um dos mais importantes passos para o planejamento da reforma.

2. Como vai querer viver a sua aposentadoria?
Esta é uma questão que deve colocar para que possa compreender, em termos de finanças, como pode planejar a reforma.
Algumas pessoas pretendem viajar pelo mundo e viver, enquanto outras querem apenas manter a vida, dentro do mesmo estilo e sem extravagâncias.
Embora faça esta análise, lembre-se de se preparar para potenciais imprevistos.

3. Tem em mente todos os aspectos práticos?
Para poder planejar a aposentadoria é necessário criar um plano onde considere aspectos fundamentais, como os gastos potenciais, a sua capacidade de poupança, a esperança média de vida e as despesas obrigatórias e imprevistas que possa vir a ter.
Ter em mente os aspectos práticos será fundamental para que compreenda quando pode efetivamente aposentar-se, livre de preocupações financeiras.

4. Está preparado para o imprevisto?

O mundo muda, situações de saúde surgem, a inflação continua a ser uma realidade. Tudo isto faz com que, mesmo no mais estruturado plano, deva existir uma margem para o imprevisto.
O mundo não é estável e é importante que se considere a sua mutabilidade no momento de fazer um plano de aposentadoria, para garantir que pode estar tranquilo, mesmo que algo não corra de acordo com as suas expectativas iniciais.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Obrigações fiscais e contábeis de uma empresa: quais são as principais?

Fazer com que qualquer negócio opere regularmente nas questões fiscais manterá a empresa longe de…

38 minutos ago

Trump prestes a “atirar” em impostos brasileiros; e agora?

Se tem uma coisa que Donald Trump adora é uma boa guerra comercial. O ex-presidente…

1 hora ago

A verdade sobre dívidas atrasadas no CNPJ; saiba hoje

Ter um CNPJ pode ser o sonho de muita gente, mas quando as dívidas começam…

1 hora ago

CNI dá péssima notícia para as pequenas indústrias do Brasil

O cenário para as pequenas indústrias brasileiras já não era dos melhores, mas agora ficou…

1 hora ago

Trabalhadores em festa, mas apenas os que ganham até R$ 5 mil?

Reforma do Imposto de Renda à vista! Mas calma, antes de soltar fogos e comemorar…

1 hora ago

Arroz café e mais 3 produtos podem ficar mais baratos; entenda

Boas notícias para o bolso dos brasileiros! Mas calma, não precisa sair correndo pro mercado…

2 horas ago