Imagem por @suphaporn / freepik
Um dos maiores desafios de grandes grupos empresariais com gestão familiar é passar com sucesso e prosperidade de uma geração para outra. Em muitos casos, esse é o momento crucial entre a continuidade ou não da companhia sob o comando da família. O plano de sucessão é cada vez mais relevante, e comum, nas grandes empresas.
Sua prática pode evitar eventuais disputas na Justiça e trazer grande economia para a empresa, já que envolve, necessariamente, um planejamento tributário.
Considerando que culturalmente falar de plano de sucessão nas empresas chega a ser tabu? Quais os pontos essenciais a considerar para uma transição bem-sucedida? Em geral, esse é um processo longo, cheio de etapas e requer suporte altamente qualificado de profissionais com experiência e profundo conhecimento das regras do jogo da sucessão.
A relevância de uma equipe multidisciplinar nos trabalhos, com especialistas em direito de sucessão, direito societário e tributário, pode ser um grande diferencial nesse momento da companhia.
“A previsibilidade nesses casos é uma escolha inteligente e de alto valor agregado, que vai simplificar os processos e normas sucessórias”, explica o especialista em planejamento sucessório e sócio do Cescon Barrieu, Gabriel Seijo.
O advogado contabiliza mais de 20 anos de experiência à frente de casos expressivos nesse segmento.
Sob o aspecto legal, esse tipo de planejamento dá autonomia ao titular do patrimônio, antecipando atos em vida, reduzindo os riscos de modificações futuras na sucessão. É uma questão-chave de governança, uma vez que o planejamento frequentemente vai além de antecipar a transferência da empresa aos herdeiros.
Acima de tudo, a ferramenta de sucessão contribui para resguardar e proteger o patrimônio e bens familiares. Isso inclui a adoção de estruturas de gestão compartilhada, e daí a importância da assessoria societária.
“Toda e qualquer sucessão precisa ser feita com foco e coesão familiar, respeitando a continuidade e desenvolvimento da empresa tanto quanto o propósito e autodesenvolvimento das pessoas que a lideram e estão diretamente envolvidas no processo”, afirma Seijo.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…