Para a boa gestão financeira de um estabelecimento de qualquer natureza, controlar e gerir processos de conciliação de pagamentos são essenciais para garantir que seus recebíveis em cartões estejam de acordo com as taxas contratadas e com suas vendas.
E para executar bem esta tarefa, contar com uma plataforma de conciliação é imprescindível.
Algumas empresas encontram dificuldades na conciliação e na conferência de seus recebíveis.
Uma operação em cartão, por exemplo, possui variantes que afetam diretamente no resultado líquido, tais como taxas diferenciadas para operações de débito, crédito à vista, crédito parcelado, antecipações, chargebacks, e ainda se tornam mais complexas nos casos em que estas taxas também variam de acordo com a bandeira da qual o recebimento foi realizado.
Acompanhe algumas dicas que destacamos para auxiliar na hora da escolha automatizada:
Usabilidade
Uma plataforma intuitiva e fácil de usar facilita na hora da análise e tomada de decisão
Quantidade de Operadoras
Quanto mais operadoras existirem na plataforma, mais completa será sua análise e consolidação de movimentos a serem conciliados.
Lembre-se que a cada dia que passa, surgem novas formas de captura de pagamentos.
Credibilidade
O processo de conciliação não é simples.
É de extrema importância que a plataforma consolide e concilie corretamente seus movimentos, caso contrário seu problema será maior ainda.
Existem diversos eventos envolvidos em uma conciliação e devem ser previstos no processo, tais como: chargeback, cancelamentos, estornos, antecipações;
Acessibilidade
Escolher uma solução que esteja disponível em diversas plataformas é essencial para sua gestão.
Possuir uma plataforma mobile com diversos gráficos e informações, permitirá sua consulta e gestão à distância;
Apoio ao Cliente
O suporte precisa ser rápido e eficiente, afinal ninguém quer perder dinheiro.
A indisponibilidade do sistema ou a falta de suporte, pode resultar em perdas financeiras e impacto direto em seu negócio.
Verifique quais as formas disponíveis de atendimento.
Informação Online – Inteligência aplicada na Gestão
Informações mais completas auxiliam na tomada de decisão quando são em tempo real.
A inteligência aplicada na Gestão significa automatizar processos e rotinas complexas de forma clara e transparente, trazendo mais eficiência e agilidade ao negócio.
É fundamental que a automatização seja completa, exata e em tempo real.
Gostou dessas dicas, mas quer saber mais sobre como controlar as suas vendas com cartões de crédito, débito e vouchers.
Acesse o site da Joinkey, um app gratuito que resolve seu problema de conciliação de pagamentos em tempo real, e ainda disponibiliza uma consultoria online voltada ao segmento de maquininhas.
Por: Claudio Dias, formado em Matemática na FMU, Gestão Empresarial na FGV e CEO da Joinkey.