Fique Sabendo

Por que a Terceirização de serviços cresceu em 94% das empresas?

terceirização de serviços teve alta em 94% das empresas durante a crise de Covid-19, é o que aponta a pesquisa “Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19” conduzida pela FIA (Fundação Instituto de Administração). Entre os motivos do aumento está a facilidade em ter profissionais especialistas, sem ter que investir tempo em treinamento ou seleção de pessoas, além da não necessidade do vínculo empregatício. Vantagens que se traduzem em economia de tempo e dinheiro, fatores importantes para qualquer empresa, principalmente durante a pandemia e no cenário da retomada.

Um levantamento realizado pela plataforma oHub, que desde 2014 conecta empresas a fornecedores de serviços B2B, também apontou o aumento na demanda de terceirização de serviços nos últimos meses.  A plataforma, que somente em 2020 movimentou mais de R$35 milhões entre empresas e fornecedores de serviços, apurou que de julho a setembro de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020, as buscas por serviços terceirizados cresceram, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Enquanto os serviços terceirizados que mais cresceram nas buscas em São Paulo foram terceirização de gestão financeira (358%), portaria (97%) e folha de pagamento (82%); no Rio de Janeiro, os serviços que mais cresceram foram Terceirização de Suporte Técnico (1100%) e Terceirização de Folha de Pagamento, 181%. 

“Começamos a ver uma recuperação mais forte das atividades das empresas e comércios em seus locais físicos, o que reflete no aumento da busca pela terceirização desses serviços”, analisa Alexandre Pajola, CEO e fundador do oHub. Segundo Pajola, entre os serviços terceirizados mais procurados pelas empresas nas mais de 500 categorias do site estão Facilities (Limpeza, Portaria e Recepção), Folha de Pagamento e Suporte Técnico.

Ainda segundo Pajola, uma mudança importante ocorreu no cenário de terceirização de serviços durante a pandemia. “A terceirização deixou estar restrita aos serviços de facilities, como limpeza e portaria, e passou a ser valorizada também em áreas estratégicas, como Financeiro, RH e Tecnologia da Informação, diminuindo a carga operacional das empresas e permitindo que gestores e empreendedores direcionassem energia para questões mais estratégicas”, avalia o empreendedor.

A tendência, segundo Pajola, é que no cenário pós-pandemia a terceirização continue em alta. “Durante a crise, algumas empresas tiveram que reduzir o quadro de colaboradores devido à queda nas operações. Agora, elas estão recorrendo à terceirização para uma retomada gradual, sem se comprometer até que a economia se estabilize”, finaliza Pajola.

O oHub é uma plataforma que ajuda empresas a encontrarem fornecedores de serviços B2B (De empresa para empresa).

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

14 horas ago