Com mudanças na Previdência Social em vista é fundamental que as pessoas que desejam aposentar-se com melhores condições façam um planejamento previdenciárioadequado visando obter o melhor benefício possível e cumprir os requisitos do INSS que são bastante extensos.
O planejamento previdenciário deve ser realizado por um profissional, mas inicialmente, é preciso entender do que se trata e quais as vantagens dessa opção.
O planejamento previdenciário consiste em um serviço para organizar e preparar a pré-aposentadoria com o objetivo de garantir que o trabalhador se aposente mais rapidamente e recebendo o melhor benefício disponível para a situação dele.
O processo de aposentadoria já exige o cumprimento de diversos requisitos e, em breve, eles podem ser atualizados, o que gera muitas dúvidas quanto aos critérios que devem ser cumpridos, taxas e documentos para comprovação.
O não planejamento do benefício pode fazer com que o trabalhador, mesmo com direito ao recebimento da aposentadoria, tenha o benefício negado devido à falta de documentação. Assim, essa atenção previa permite que ele contribua para receber a aposentaria como planejado.
Outra situação que demanda atenção e planejamento previdenciário é a aposentadoria especial. Além de atuar em uma função que garanta esse direito, o trabalhador deve assegurar que possui a documentação exigida pelo INSS para comprovar a excepcionalidade do caso e obter o direito em menos tempo.
A organização para solicitação do benefício é bastante burocrática, exigindo atenção aos mínimos detalhes por parte do trabalhador. Pode ocorrer de, por falta de conhecimento, se planejar para receber um valor e acabar com um inferior, o que pode prejudicar todo o planejamento da aposentadoria.
Ao entender o que é o planejamento previdenciário é possível verificar que ele é importante para assegurar o acesso do trabalhador ao direito de aposentadoria e também para que esse seja no valor adequado e esperado pelo beneficiário.
O processo evita erros e problemas na obtenção do benefício que poderiam dar prejuízo ao trabalhador. Por exemplo, se o prazo correto para cumprir o tempo de contribuição é fevereiro, mas o trabalhador inicia o processo em janeiro. Mesmo que o processo encerre em julho, o benefício será negado pelo erro na data de abertura da solicitação.
Dessa forma, o trabalhador perderá o benefício que teria direito entre fevereiro e julho, pois mesmo se demorar meses para a conclusão do processo, o aposentado recebe o valor retroativo.
Portanto, o planejamento previdenciário é fundamental para que o trabalhador não cometa esses erros no momento da solicitação do processo ou tenha falta de documentos que impeçam a concessão do benefício.
No planejamento previdenciário são realizados todos os cálculos necessários para determinar quando o trabalhador terá direito ao benefício, considerando tempo de contribuição, idade, tipo de atividade, cumprimento de requisitos específicos, etc.
O profissional responsável vai levantar as diferentes opões de aposentaria e as vantagens e desvantagens de cada tipo para buscar a melhor opção para o trabalhador. O planejamento baseia-se no cálculo do tempo de contribuição, cálculo do valor do benefício e prospecção de possibilidades.
Além disso, com uma procuração, o profissional de confiança poderá buscar os documentos complementares que faltam para que a aposentaria seja possível.
O mais indicado é que esse planejamento seja realizado pelo contador ou pelo especialista em advocacia previdenciária. No entanto, o contador pode ater-se apenas aos valores de contribuição e benefício, enquanto o advogado oferece um atendimento mais completo.
A duração do processo depende da complexidade do caso, no entanto, o advogado poderá fazer todo o levantamento necessário em poucas semanas. Nesses casos, em geral, os custos são referentes apenas aos honorários do profissional, sem necessidade de pagamento de taxas legais.
Portanto, o planejamento previdenciário realizado por um escritório de advocacia especialista em direito previdenciário tem muito a beneficiar os trabalhadores interessados em organizar a questão da aposentadoria antes de dar entrada na solicitação do benefício ou mesmo anos antes para verificar as diversas possibilidades.
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…