Os contadores exercem um amplo número de atividades dentro de uma empresa. Além de realizar a contabilização de tributos, escriturar livros, auxiliar na emissão de documentos fiscais, fazer planejamentos, entre outras tarefas, eles também contribuem para a tomada de decisão ao elaborar os relatórios contábeis.
É possível utilizar esses documentos a favor da empresa, permitindo que o empreendedor tome decisões mais vantajosas para o desenvolvimento do negócio. Confira aqui o conceito de relatórios contábeis e quais são alguns de seus tipos!
Os relatórios contábeis funcionam como um retrato da situação patrimonial e financeira da empresa, garantindo ao gestor dados precisos, claros e concretos sobre o cenário real em que o negócio se encontra. Essas informações permitem o desenvolvimento de previsões futuras, planejamentos mais adequados, averiguação da necessidade de renegociação de seus contratos, entre outras decisões.
Diversos relatórios são obrigatórios por lei, enquanto outros são opcionais, mas é recomendável que sejam aplicados independente da exigência legal, já que podem atender interesses em específico da empresa e beneficiar seu desenvolvimento.
O BP objetiva demonstrar a situação patrimonial da empresa em um determinado período (normalmente é feito no final do ano), mas também identifica os investimentos e suas fontes de recursos. De forma resumida, ele é constituído pelos seguintes elementos patrimoniais:
Esse relatório detalha a formação do resultado líquido do exercício social (prazo entre elaboração dos relatórios). Isso é obtido ao confrontar receitas, despesas e custos, apresentando resultados operacionais (não consideram impostos) e não operacionais (que consideram todos os custos).
Sua utilidade é a de verificar a saúde financeira da empresa e demonstrar se ela conseguirá alcançar o lucro planejado. Com a DRE o gestor poderá fazer provisões mais realistas, averiguar viabilidade econômica para certos investimentos, entre outras decisões importantes.
Enquanto a DRE apura o lucro, a DLPA tem o objetivo de evidenciar a distribuição dos lucros no resultado do exercício, ou seja, como o lucro líquido será aplicado dentro da empresa. Existem três destinações possíveis para esse capital, são elas:
Nesse documento se evidenciam as mudanças que ocorreram no PL da empresa em um determinado período, expondo a movimentação de recursos dentro da empresa. Alguns dos pontos que devem ser descriminados no relatório são:
Evidencia a riqueza gerada pela organização em um período de tempo, bem como a forma que ela foi adquirida e distribuída no negócio. Na prática, é uma ferramenta gerencial que pode funcionar de duas formas:
O DFC apresenta as entradas e saídas de capital dentro de um determinado período, bem como o resultado do fluxo de caixa. Basicamente, esse relatório é segmentado em três atividades:
São inúmeros os relatórios contábeis elaborados pelos contadores, mas todas essas informações podem ser usadas inteligentemente para tomar decisões mais acertadas e garantir o sucesso da empresa a longo prazo.
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.
Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Com informações Meu amigo Contador
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…