Você consegue imaginar como o seu produto ou serviço é reconhecido pelos seus clientes? O melhor, com mais qualidade ou o mais barato? Esses fatores estão relacionados com o posicionamento de mercado, sabia?
Dessa forma, definir o posicionamento da marca e encontrar maneiras de ampliá-lo são medidas para garantir que a visão do consumidor sobre os serviços oferecidos são condizentes com os diferenciais competitivos da organização.
Nesse sentido, criar uma estratégia para fortalecê-lo, é o que vai garantir uma boa comunicação com o cliente, que os preços sejam considerados atrativos para o consumidor e, consequentemente, que a ação de vendas tenha um retorno promissor.
Quer saber como conquistar um bom posicionamento de mercado? Separamos algumas dicas valiosas neste post. Continue lendo!
Posicionamento de mercado é a percepção que o consumidor tem da sua marca, produto ou serviço. Inclusive, ocupar esse espaço na mente do cliente é o objetivo de grande parte das estratégias de marketing.
Em outras palavras, é ocupar uma posição de liderança e de destaque com um produto ou serviço a partir dos diferenciais que o público-alvo identifica.
Vale destacar que existe uma lista de prioridades quanto ao posicionamento de uma marca ou produto na cabeça do consumidor. O primeiro nessa hierarquia é o líder. Entretanto, a partir do segundo, são produtos, serviços e ideais não priorizados.
Para entender isso, basta pensar em um segmento, como o industrial. O primeiro ventilador umidificador industrial que vier a mente é o líder.
Para ajudar você a definir um posicionamento de mercado, separamos 5 dicas valiosas para fazer com que sua marca conquiste esse diferencial. Acompanhe!
O primeiro passo para conquistar um bom posicionamento na mente do consumidor é analisar o mercado e a sua concorrência.
Nesse sentido, para investir nos diferenciais corretos, você deve entender quais são as carências do mercado, o que a concorrência tem feito e ambientes que nunca foram explorados.
A análise SWOT (Strengths – forças, Weaknesses – fraquezas, Opportunities – oportunidades e Threats – ameaças), pode ser uma grande aliada nesse processo. Além de fornecer as características de mercado, essa ferramenta também analisa os processos atuais que devem ser melhorados.
O core business de uma empresa nada mais é que a sua atividade central, ou seja, aquilo que gera mais valor para o negócio. No caso de um mercado, o core business é a cesta básica de alimentos.
Em outras palavras, é uma pesquisa baseada nos produtos e serviços mais vendidos. Um restaurante que não venda apenas comida, mas refeições mais saborosas. Uma academia que não oferece apenas os aparelhos de ginástica, mas uma rotina saudável.
Nesse sentido, ao analisar o que uma empresa, de fato, gera de valor no cliente que o core business pode ser mensurado.
Um mapa de posicionamento está baseado nos diferenciais de um produto ou serviço oferecidos por uma organização.
Com isso, após entender o mercado, a concorrência e carências, é possível criar valores que determinam a direção das estratégias e diferenciais que a sua organização deve explorar.
Os hábitos e comportamento do consumidor também podem oferecer vantagens voltadas aos insights, assim como históricos de pesquisas e relatórios de sistemas de marketing.
Por isso, aproveite todas as informações que o cliente fornece durante a experiência de navegação na página da empresa. Essa ação vale para as redes sociais, blogs, atendimento em loja, e-mail, telefone, entre outros.
O marketing é fundamental para que o posicionamento seja valorizado pelos clientes. Por isso, todas as suas ações e estratégias devem seguir os seus diferenciais e a segmentação de mercado.
Para que esse alinhamento seja feito de forma efetiva, é importante incluir ações nas redes sociais, promoções, criação de persona para o direcionamento de conteúdo, entre outras.
Esse fator vale também para a criação de vídeos, uma das estratégias mais eficientes do marketing digital e para a realização de novas ações de posicionamento de mercado.
Nesse sentido, o consumidor vai colocar o seu serviço de manutenção de elevador de escada, por exemplo, no topo da sua lista hierárquica.
E você, conhece outras estratégias de posicionamento? Quais você aplica em sua empresa? Conta pra gente!
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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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