A Espanha é um dos países escolhidos pelos Brasileiros que desejam morar na Europa, seja para trabalhar, estudar ou aproveitar o país estrangeiro, sendo que, atualmente há mais de 100 mil brasileiros vivendo em terras espanholas.
Muitos brasileiros também optam em morar na Espanha para buscar melhores condições de vida e principalmente na vida profissional.
Deste modo, se você é brasileiro e está na Espanha e possui o espírito empreendedor ou atua de forma autônoma, este post irá auxiliar você!
A Espanha possui vários vistos de trabalho e um deles é para os trabalhadores autônomos, sendo destinado para aquelas pessoas que querem abrir o próprio negócio ou prestar serviços de forma independente no país estrangeiro.
Sendo Trabalhador Autônomo é possível realizar os serviços para uma única empresa ou oferecê-los para diversos clientes, da mesma forma como ocorre no Brasil.
No entanto, para se tornar Trabalhador Autônomo na Espanha, é necessário requerer o visto de trabalho pelo Consulado da Espanha no Brasil ainda no país de origem.
Os trabalhadores autônomos são aquelas pessoas que possuem conhecimento técnico ou prático sobre determinada área.
Esta categoria pode ser dividida em:
No entanto, alguns profissionais para poder atuar de forma autônoma na Espanha, deverá revalidar o Diploma Universitário, como é a situação de advogados, médicos, dentistas e etc.
Para os demais profissionais, somente é necessário comprovar o conhecimento na área pretendida.
Uma das vantagens que o Governo Espanhol oferece é a Tarifa Plana para Autônomos, que consiste em um pagamento de cota mensal reduzida à Previdência Social, na qualidade de autônomo, durante 2 ou 3 anos.
Assim, ao invés de começar a pagar a cota mínima, que atualmente está em torno de € 286,10, o profissional pagará uma taxa mensal de € 60,00.
E os requisitos para ter direito a tarifa plana são os seguintes:
A tarifa plana deve ser solicitada no momento da inscrição como autônomo na Previdência Espanhola.
Quando extinto o prazo do benefício da tarifa plana (máximo 3 anos), os valores serão reajustados.
Desse modo, se você está na Espanha e atinge os requisitos mencionados acima é possível se cadastrar como Trabalhador Autônomo e alcançar melhores condições de vida.
Inclusive, é importante destacar que, o Brasil possui um Acordo Previdenciário Internacional com a Espanha.
Assim, no momento de requerer a sua aposentadoria, é possível somar o período de contribuição entre os dois países, inclusive, receber uma aposentadoria em cada país.
Se você quiser mais informações sobre como funciona o Acordo Previdenciário Internacional entre Brasil e Espanha, busque um advogado especialista em Direito Previdenciário Internacional para esclarecer todas as suas dúvidas.
Por: Aline Winter, Sócia-Advogada do Domeneghetti Advogados Associados. Especialista em Direito Previdenciário, Previdenciário Internacional e do Servidor Público – OAB/SC 51.037
Fonte: Domeneghetti Advogados Associados
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos últimos tempos, os brasileiros vêm se perguntando quais dados a Receita Federal e o…
A transação tributária, prevista pela Lei nº 13.988/2020, teve seu prazo de adesão prorrogado para…
O mercado voltado para o público sênior está ganhando cada vez mais relevância em diferentes…
Fazer com que qualquer negócio opere regularmente nas questões fiscais manterá a empresa longe de…
Se tem uma coisa que Donald Trump adora é uma boa guerra comercial. O ex-presidente…
Ter um CNPJ pode ser o sonho de muita gente, mas quando as dívidas começam…