Chamadas

Brasil poderá ter retorno do horário de verão

Esse é o anseio de muitos empresários ligados ao setor de turismo e alimentação. Eles enviaram na semana passada um pedido ao presidente da república, Jair Bolsonaro, pedindo o retorno do horário de verão que foi extinto em 2019.

A carta conta com a assinatura de 15 entidades ligadas aos setores citados. Eles alegam que com o horário de verão conseguem aproveitar a hora extra de sol  para alavancar os lucros, pois há um aumento no verão pela procura de “happy hour’. De acordo com o Presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Paulo Solmucci, cerca de 37% das empresas do ramo estão atualmente amargando prejuízos.

As associações alegam também que a adoção do horário de verão ajudaria a aliviar os efeitos da crise hídrica pela qual o país está passando. Para o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a escassez de água que atinge as hidrelétricas nacionais é a maior dos últimos 91 anos.

O Presidente Jair Bolsonaro já havia sinalizado há umas semanas sobre a possibilidade de retomar o horário de verão. Segundo suas declarações à imprensa,  ele alega que a maioria da população é contrária à medida. Mas, caso este quadro se reverta, ele diz voltar atrás em sua decisão.

Para que serve o horário de verão?

O horário de verão serve para minimizar a sobrecarga de consumo durante alguns horários de pico diários. As horas de maior consumo de energia do dia (final da tarde) ocorrem quando as pessoas chegam em suas casas e ligam o chuveiro elétrico, a TV e outros equipamentos eletrônicos, aumentando a demanda de energia. 

Assim, durante o horário de verão, o maior aproveitamento da luz natural faz com que as lâmpadas de casas, indústrias, espaços comerciais, ruas e espaços públicos sejam ligadas mais tarde, quando o pico de consumo já diminuiu. Dessa forma, evita-se uma sobrecarga do sistema de distribuição de energia.

Durante o horário de verão, adiantamos em uma hora nossos relógios. Geralmente ocorre no terceiro domingo de outubro e finda no terceiro domingo de fevereiro.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

10 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

11 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

12 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

14 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

15 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

15 horas ago