A resposta é não! Ou SIM?
Quem nunca contribuiu para o INSS e/ou nunca trabalhou pode se aposentar?
Um grande número de pessoas nunca contribuiu com a Previdência Social INSS ou ainda deixou de realizar contribuições por certo período, ocasionando a perda de qualidade de segurado e/ou não completando o tempo mínimo de contribuições exigidas para aposentadoria (15 anos pré-reforma e atuais 20 anos, pós reforma previdenciária).
Chamado de carência, é o tempo mínimo de contribuição mensal que você deve obrigatoriamente “pagar” para a Previdência/INSS para acessar o direito ao benefício de aposentadoria por idade, ou seja, alcançando a idade de 65 anos para se aposentar.
Muitos pensam que sem esse número mínimo de contribuições podem se aposentar, ISSO ESTÁ ERRADO!
Deixa eu te explicar melhor, a PREVIDÊNCIA SOCIAL, atua como se fosse uma seguradora, entenda que é necessário que você pague/contribua por um certo período de tempo, (lembra da CARÊNCIA?) para só então ter como pedir o benefício de aposentadoria.
ASSIM que, não contribuiu com a previdência/INSS, não terá acesso ao benefício da aposentadoria.
MAS CALMA; o que comumente acontece é que um grande número de pessoas simplesmente confunde a APOSENTADORIA com o BCP/LOAS (beneficio de prestação continuada), que são Completamente diferentes como benefícios.
APOSENTADORIA consiste em benefício previdenciário, e como dito anteriormente como tal, exige um número mínimo de contribuições pagas pelo destinatário do seguro.
Já LOAS/BPC consiste em um BENEFÍCIO ASSISTENCIAL, que não tem a exigência de contribuições, porque ele é dado às pessoas carentes.
MAS O QUE É ESSE TAL DE BPC/LOAS?
Previsto em nossa Constituição no art. 203 e na Lei nº 8.742/93 (Lei Orgânica de Assistência Social), O BPC/LOAS é um BENEFICIO ASSISTENCIAL, no valor de 1 salário mínimo por mês, devidos às pessoas idosas, a partir dos 65 anos, pessoas com deficiência, ou hipossuficientes, que comprovem ser carentes, não tendo condições de se sustentar sozinha, e que recebam até 1/4 de salário mínimo, esses requisitos estão previstos na Lei n 8.742/93 (Lei Orgânica de Assistência Social).
NÃO É APOSENTADORIA!
Não, Não dá direito a receber 13º salário, ou ainda pensão por morte, é um benefício assistencial, para as pessoas que necessitam de ajuda para sua sobrevivência.
Então, se você nunca contribuiu para a Previdência Social, você não poderá se aposentar e não terá direito a receber nenhum benefício previdenciário!
COMO POSSO RECEBER O LOAS/BPC?
Então entenda, você somente terá como receber essa assistência (LOAS/BPC), se tiver preenchido os requisitos legais, quais sejam: a idade mínima 65 anos ou ser deficiente e provar que a sua renda mensal familiar é de até 1/4 do salário mínimo (critério da miserabilidade).
DICA IMPORTANTE:
Vai requerer o BPC? você PRECISA estar escrito no CADÚNICO, sim, tem que estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, sendo este pré-requisito INDISPENSAVEL antes de entrar com o seu pedido para concessão do benefício assistencial ao idoso.
ENTÃO ENTENDA: É fundamental ser contribuinte do INSS para que haja direito à APOSENTADORIA. Sejam elas pelas regras antigas ou após a Reforma da Previdência, então, aproveite as informações e se nunca contribuiu, quem sabe não é hora de começar? E se já tem 65 anos, ou tem alguma deficiência e nunca contribuiu, você pode ter direito ao LOAS/BCP.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS
Por Fernando Leal dos Santos – Graduado em Negócios Imobiliários & Direito, Pela ESTÁCIO/RJ • Discente de Letras, pela Universidade Federal Fluminense. • Pós- Graduando em Direito do Trabalho & Previdenciário. • Participou do Curso NOVO CPC/15, na Sub Seção OAB Santa Cruz/RJ. • Participou no Curso de Formação de Consultores do INSS, pelo IAPA (Instituto de Aperfeiçoamento em Práticas da Advocacia) • Participou do Curso de Conciliação & Mediação de Conflitos pelo fórum de Santa Cruz/RJ, Onde atuou como conciliador Judicial Criminal por 2 anos.
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…