Chamadas

Posso pagar as parcelas do INSS em atraso?

Atenção, não são todos os tipos de segurados do INSS que podem contribuir retroativamente. Somente o contribuinte individual e o Facultativo podem!

Contribuinte Facultativo

Quem contribuir como facultativo pode pagar atrasado se a guia não estiver atrasada mais de 6 meses. O cálculo do INSS em atraso é ser feito pelo site da Receita Federal.

link: http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/index.xhtml

E se passar os 6 meses? Se passou 6 meses, você só pode contribuir em atraso se você exercia alguma atividade profissional que você possa comprovar.

Contribuinte Individual: Neste caso as contribuições em atraso se dá por duas situações

Sem comprovação do exercício da atividade. Se o trabalhador tinha cadastro na atividade, e efetuou o primeiro recolhimento em dia, não precisa comprovar o exercício da atividade.

O cálculo pode ser efetuado pela internet no site do INSS, onde se pode emitir as guias e fazer o recolhimento em atraso baseado na remuneração que escolher entre o mínimo e o teto da previdência. Neste caso, O ATRASO NÃO PODE SER MAIOR QUE CINCO ANOS.

Com a comprovação da atividade Quando as contribuições representam ATRASO SUPERIOR A CINCO ANOS, além do recolhimento é exigida a comprovação do exercício da atividade, de modo a garantir a validação do período para a aposentadoria. Neste caso é necessário o agendamento de pedido de reconhecimento dos períodos em uma agência do INSS.

Existem situações em que o atraso é menor que o prazo de cinco anos, onde se faz necessária a comprovação do trabalho: Quando o segurado nunca contribuiu para o INSS como contribuinte individual. Quando as contribuições em atraso antecedem a data de cadastramento na categoria, junto ao RGPS, ou a data do primeiro recolhimento em dia.

A comprovação do exercício também se dá a partir de provas documentais, como recibos de prestação de serviços referentes ao período dos atrasos, imposto de renda, inscrição profissional na prefeitura, entre outros.

Ai estão alguns requisitos para que não perca seu dinheiro achando que pagando em atraso o INSS vai conseguir adiantar sua aposentadoria !!! Fica a dica !!!

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo original Camilla Silva Especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Reforma Tributária: cerca de 6 milhões de empresas têm apenas este ano para se adaptar às novas regras

Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…

8 minutos ago

Câmara aprova PL que adapta Estatuto da Microempresa à Reforma Tributária

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…

11 minutos ago

STF muda regra do salário-maternidade e surpreende trabalhadores

O salário-maternidade é um dos mais importantes benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro…

30 minutos ago

Vale-alimentação pode acabar? Veja as mudanças propostas

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que engloba os benefícios de vale-alimentação e vale-refeição,…

36 minutos ago

10 pontos para se atentar antes de abrir uma empresa em 2025

O ano começou, e com ele, o sentimento de renovação. Muitas pessoas que fizeram promessas…

37 minutos ago

Reconciliação bancária: para que serve e como fazer?

A reconciliação bancária é um processo fundamental para a gestão financeira de qualquer empresa, independentemente…

42 minutos ago