CLT

Posso pedir demissão e parar de trabalhar no mesmo dia?

A demissão é algo que frequentemente preocupa os trabalhadores. Mas além da demissão, outra situação muito comum vista nas empresas são os pedidos de demissão, que na maioria das vezes ocorre ou por insatisfação com o emprego atual, ou pela conquista de uma nova oportunidade de trabalho.

Um fato interessante sobre o pedido de demissão é que esse número vem crescendo nos últimos tempo, somente no primeiro semestre desse ano, o número de pedidos de demissão cresceu 14%, chegando a um total de 4,2 milhões.

No ano passado, 7,3 milhões de trabalhadores pediram demissão de seus empregos, número que era superior em 7% ao registrado em 2022, e conforme a tendência deste primeiro semestre de 2024, o número de pedidos de demissões esse ano deve superar o ano passado, ou seja, a cada ano temos um aumento no número de pedidos de demissão.

Se você é uma das pessoas que está pensando em pedir demissão, mas possuí algumas dúvidas, como a possibilidade de pedir demissão e já parar de trabalhar no mesmo dia, sem a necessidade de cumprir aviso ou qualquer outra questão, vamos te explicar exatamente isso.

Posso pedir demissão e parar de trabalhar no mesmo dia?

Sim! Você pode pedir demissão e para de trabalhar no momento em que solicitar seu desligamento da empresa. Contudo, é preciso se atentar a algumas regras que podem afetar o seu bolso ao tomar essa decisão.

Acontece que quando o trabalhador pede demissão, ele deve cumprir um período de aviso prévio de 30 dias na empresa, essa regra tem como garantia assegurar que a empresa não sofra prejuízos com a sua demissão e tenha tempo suficiente para encontrar alguém para ocupar o seu lugar.

Contudo, caso você decida sair do emprego exatamente no mesmo dia do pedido de demissão, essa é uma atitude totalmente possível, porém, na hora do acerto, a empresa poderá descontar os 30 dias de aviso da sua rescisão, logo, você receberá muito menos.

Essa regra é a mesma de quando o trabalhador é demitido sem justa causa, onde o trabalhador acaba cumprindo aviso, para ter tempo para se organizar, sem que seja penalizado pela demissão, onde, caso a empresa decida que não quer que você cumpra o aviso, ela quem te indenizará pelo tempo de aviso prévio.

Sendo assim fique atento:

  • Você pode, sim, pedir demissão e parar de trabalhar no mesmo dia.
  • Mas para isso a empresa descontará o período de aviso prévio na sua rescisão.
  • Essa situação significa uma rescisão com valor bem menor que o esperado.
  • O valor que será reduzido será de 30 dias de trabalho, ou seja, um salário a menos que você recebia.

O que o trabalhador perde ao pedir demissão?

Se você solicitou a demissão por conta própria, existem alguns benefícios bem importantes que você acaba perdendo direito, que são concedidos quando a empresa é quem demite o colaborador sem justa causa. Assim, você não terá acesso aos seguintes benefícios:

  • Multa de 40% sobre o FGTS
  • Direito de sacar o FGTS
  • Aviso prévio indenizado
  • Seguro-desemprego

O que o trabalhador recebe ao pedir demissão?

Caso você solicite sua demissão, terá direito ao acerto correspondente a tudo aquilo que a empresa ainda te devia. No caso de quem pede demissão, o que o trabalhador tem para receber são os seguintes benefícios:

  • Saldo do salário
  • 13º salário proporcional ao tempo trabalhado
  • Férias proporcionais mais 1/3
  • Férias vencidas mais 1/3 (caso tenha férias vencidas)
Ricardo

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

18 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago