Você sabia que o pedido de revisão da aposentadoria é um direito do segurado?
Mesmo durante a pandemia o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm realizado esse procedimento, atendendo aos pedidos dos aposentados. Por isso, hoje vamos te explicar quem pode pedir a revisão do benefício e qual o procedimento necessário.
Veja também como funcionam as revisões do benefício e qual é a vantagem conquistada pelo aposentado ao fazer essa solicitação. Então, acompanhe este artigo e tire suas dúvidas.
Todo aposentado do INSS que recebe sua aposentadoria, pode pedir a revisão que em resumo se trata da análise do valor recebido.
Assim, ela pode ser solicitada a qualquer momento, além daqueles que já foram aposentados e por alguma circunstância não é mais. Esse procedimento tem como objetivo melhorar o valor da aposentadoria; alterar a espécie de sua aposentadoria, além de cancelar sua aposentadoria para implementar outra.
Veja quais são as principais formas de revisão:
Esse processo pode ser administrativo ou judicial, por isso, conte com a ajuda de um advogado que possui experiência, pois, cada caso deve ser analisado de forma individual.
Assim, você será orientado se deve ou não pedir a revisão do seu benefício, visto que apesar de ser um direito do aposentado, para garantir a concessão da nova aposentadoria, é preciso que tenha ocorrido algum erro de cálculo por parte do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Além disso, se houver um erro de interpretação por parte do aposentado, pode haver a redução no valor da aposentadoria. Sendo assim, o aposentado deve reunir toda a sua documentação e com apoio de um profissional especializado, pode realizar os cálculos para saber se a sua aposentadoria precisa ser revisada.
A partir disso, basta pedir ao INSS que faça a análise do benefício. Esse pedido pode ser feito por meio do site ou aplicativo Meu INSS.
Desta forma, deverá preencher os dados necessários e formular o requerimento. Os principais documentos solicitados no pedido de revisão são:
Caso o pedido seja negado, o beneficiário pode ainda entrar com um recurso administrativo na Previdência Social e, caso permaneça a negativa, pode ser ajuizada uma ação perante a Justiça.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Samara Arruda
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…