O presidente Jair Bolsonaro participa da divulgação das empresas selecionadas para operação do Centro Espacial de Alcântara.
Ser empreendedor no Brasil pode ser algo difícil, mas também pode ser recompensador, tanto que, muitos empreendedores desejam ter mais de uma empresa. Porém, muitas dúvidas surgem sobre como isso pode acontecer.
Abrir uma empresa já é um processo muito burocrático, imagina abrir mais de uma empresa, mas essa não é a questão deste artigo, hoje nós iremos responder a seguinte pergunta: “quantas empresas posso ter no seu nome”.
Acompanhe este artigo e saiba quantas empresas você pode ter no seu nome, conheças as especificações e entenda melhor como isso funciona.
A resposta para essa pergunta vai depender de qual categoria de empresa você tem e qual categoria de empresa você deseja abrir, por exemplo, um MEI (Microempreendedor Individual) fica limitado e não pode abrir mais de um empreendimento formal.
Então, para saber quantas empresas você pode ter no seu nome e se no seu caso específico você pode ter mais de uma empresa, vai depender de qual é o modelo empresarial do seu negócio.
Mas, respondendo diretamente à pergunta deste tópico, sim, existem casos em que um empresário pode ter mais de uma empresa.
Como dissemos, em alguns casos é possível ter mais de uma empresa no próprio nome, mas a quantidade e se no seu caso específico você poderá abrir mais de uma empresa, isso vai depender.
Vamos te apresentar alguns exemplos para você entender melhor.
Se você for um Microempreendedor Individual, por exemplo, você não pode ter mais nenhuma categoria de empresa no seu nome, essa é uma regra desse modelo empresarial.
Então, para saber se você pode ter mais de uma categoria de empresa, verifique o modelo empresarial do seu negócio, existem alguns tipos de empresa que não permitem abrir uma empresa do mesmo modelo, mas permitem abrir outras empresas de outros modelos empresariais.
Como outro exemplo, se o seu registro for como Empresário Individual (EI), você não poderá abrir outra empresa deste mesmo tipo. Porém, não precisa se preocupar, você poderá participar como sócio de empresas limitadas (Ltda), ou até mesmo abrir uma SLU (Sociedade Limitada Unipessoal).
Para saber quantas empresas você pode ter no seu nome, você deve conhecer as regras da categoria onde a sua empresa está inclusa. Procure a ajuda de um contador para te orientar e tirar a todas as suas dúvidas sobre este assunto.
Existem diversos casos diferentes, então, busque a ajuda de um profissional para te ajudar.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas
semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber
no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de
empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim,
TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil
Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um
verdadeiro profissional contábil.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…