Chamadas

Posto de combustível sem frentista e carros a diesel podem ser liberados ainda este ano

Diante de um cenário onde o preço dos combustíveis simplesmente não para de aumentar, o Governo Federal propôs uma Medida Provisória à Agência Nacional de Petróleo flexibilizando assim o comércio do álcool e da gasolina no país.

As ideias são de autoria do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), e caso se tornem realidade há chance de uma maior economia, devido à variedade nas escolhas do proprietário. O fato ocorre, pois foram inclusas duas emendas à Medida Provisória n.º 1063 que altera as regras sobre a venda de veículos a diesel no Brasil bem como a necessidade de os postos de combustíveis terem frentistas.

Na relação de preços, o uso dos frentistas são um dos fatores que mais contribuem para a formação do preço do combustível nos postos, sendo assim, ficaria revogada a Lei 9.956/2000, permitindo que os postos de combustível não precisem mais de frentistas, operando então de forma automatizada. O que trará uma redução de custos para os postos e consequentemente uma queda no preço final.

Segundo declaração de Kim Kataguiri, essa lei contribui para o aumento no preço do combustível, pois se trata de uma inflexibilidade desnecessária.

Criticas a proposta

Como não era de se esperar, diversas criticas contra a proposta são relatadas, como no caso do Sinpospetro-RJ, que alega que a medida traria riscos de saúde, desemprego e filas para o abastecimento. No entanto, Kim Kataguiri ressalta que o poder de escolhe deve ser dos donos de postos, que poderão optar por ter frentistas ou não.

Carros a diesel

Outra possibilidade em vias de discussão diz respeito a segunda emenda de Kim Kataguiri, que autoriza a comercialização irrestrita de veículos a diesel no país. Assim o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) traria o Artigo 96-A alterado, declarando então que “os veículos de tração automotora poderão ter como combustível a gasolina, o etanol ou o óleo diesel, independentemente da sua espécie ou categoria”.

É importante lembrar que atualmente, só caminhões, ônibus, picapes com carga útil superior a 1.000 kg e utilitários com tração 4×4 e reduzida (ou primeira marcha mais curta, como nos Jeep Renegade e Compass) podem ser movidos a óleo diesel no país.

O receio de muitos é de que, caso essa medida seja liberada a demanda pelo diesel possa encarecer o preço do mesmo. Assim Kim Kataguiri endossou a possibilidade que segundo ele nada mais é do que um preço de formação de preços do mercado, o que apesar de existir a possibilidade de encarecer o diesel, por outro lado, baratearia a gasolina.

Próximos passos da medida

A Medida Provisória que já foi publicada conta com 31 deputados, incluindo Kim Kataguari que no total apresentarem 73 emendas para a proposta, emendas essas que vão desde alterações tributarias até mesmo a liberação de entrega de combustível por delivery, apresentada pelo deputado Felipe Rigone (PSB-ES).

Estamos chegando no prazo final para a sugestão de emenda, onde uma Comissão formada por 12 senadores e 12 deputados devem analisar as questões com urgência, onde, após análise o texto será votado na Câmara dos Deputados, editado e em seguida passará para o Senado Federal.

Sendo assim, a proposta entra em urgência no Congresso dia 26 de setembro e sua definição deverá ocorrer no máximo até dia 10 de outubro. Assim a Medida Provisória poderá entrar em vigor a partir de 12 de dezembro, ou seja, quatro meses após sua publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Conteúdo por Jornal Contábil, com informações de QUATRO RODAS

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

9 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

10 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

11 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

13 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

14 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

15 horas ago